fbpx

Cresce participação de São Paulo

0
17 de janeiro de 2007

A participação do Estado de São Paulo nas vendas de álcool hidratado declarado pelas distribuidoras no País saltou de 50,4% em 2004, para 59% no ano passado, segundo dados da pesquisa da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Em 2004, as vendas de hidratado em São Paulo foram de 2,19 bilhões de litros, em 2005, somaram 2,39 bilhões de litros e, nos primeiros 11 meses de 2006, as vendas declaradas pelas distribuidoras foram de 3,07 bilhões de litros. No acumulado de janeiro a novembro de 2006, as vendas de álcool cresceram 25,7% no Brasil, 43,2% em São Paulo e apenas 6,78% nos demais estados. “O crescimento brasileiro se deu por conta do bom desempenho do consumo em São Paulo”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. Quanto aos fatores que contribuíram para esse aumento da participação paulista nas vendas de hidratado, em relação aos demais estados, estão, de acordo com Rodrigues, as seguintes  questões o álcool no posto de combustível paulista tem a menor relação de preço com a gasolina varia entre 50% e 55% – e; houve um aumento no volume de álcool declarado – reduzindo a sonegação no Estado; e o grande consumo dos carros flex, uma vez que São Paulo concentra mais de 50% da frota naciona de bicombustíveis.
Segundo a pesquisa da ANP, dos oito combustíveis acompanhados regularmente pela agência, o álcool hidratado foi o que teve melhor desempenho. Em novembro, as vendas pelas distribuidoras bateram recorde ao atingir 558 milhões de litros, 31,10% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado. No caso da gasolina C, as vendas cresceram 1,7% em São Paulo e 1,8% no Brasil, comparando os primeiros 11 meses de 2006 com o anterior.
Veja no site o acompanhamento completo divulgado pela ANP.
http://www.anp.gov.br/doc/dados_estatisticos/Vendas_de_Combustiveis_m3.xls