Apesar de todas as discussões geradas pelas teses não-comprovadas de que os biocombustíveis afetariam os preços dos alimentos, o consumo de etanol continua crescendo no Brasil, onde o álcool utilizado pelos carros é feito de cana-de-açúcar.
Atualmente, mais da metade da gasolina que seria necessária para rodar toda a frota brasileira de veículos já foi substituída por etanol, o que representa enormes ganhos para o Brasil, considerando que o preço do barril de petróleo saltou para mais de US$ 125 e o etanol reduz significativamente (mais de 80%) a emissão de gases de efeito estufa. E isso tudo com 1% da terra arável do País ocupada pela cana-de-açúcar.
Estas foram algumas das constatações apresentadas pelo representante-chefe do escritório americano da UNICA, Joel Velasco, que foi à Espanha como palestrante do World Biofuels 2008, em Sevilha.
Pouco antes da exposição de Velasco, o presidente da Renewable Fuel Association (RFA), Bob Dinneen, disse que o mundo ficou raivoso com o etanol no último ano, se referindo às diversas polêmicas em torno dos biocombustíveis.
O executivo da UNICA, por sua vez, foi irônico ao comentar que no Brasil também há muita gente raivosa com o biocombustível, mas porque querem mais e não menos etanol.
Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o álcool combustível é extraído do milho, o impacto nos preços dos alimentos é possível, já que o milho serve de insumo para a produção de alimentos.
“O milho é utilizado para a produção de carne”, disse Velasco, que comparou: “Isso, de certa forma, pode explicar um aumento nos preços dos alimentos, nos Estados Unidos, mas, no caso do Brasil, o etanol de cana-de-açúcar não tem impacto na indústria de alimentos”.
Os especialistas do mundo todo que estão participando do World Biofuels 2008 (termina nesta quinta-feira, dia 15 de maio) também estão apresentando análises sobre a sustentabilidade e os benefícios ambientais dos biocombustíveis, além do uso de insumos não alimentares para a produção de etanol e biodiesel.
A UNICA participa do evento dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.