fbpx

Desempenho feminino no agronegócio é destaque em evento de SP

12 de abril de 2013

A atuação da mulher no setor sucroenergético e o aumento da participação feminina no setor foram os principais temas abordados pela gerente de Responsabilidade Social Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Maria Luiza Barbosa, na segunda edição do Encontro “Cana, Substantivo Feminino,” realizado no dia 22 de março em Ribeirão Preto (SP).

“Nossa presença é cada vez maior em todos os segmentos da economia e a prova disso é o que temos visto na área política, com a eleição da presidente Dilma Rousseff, as nomeações de Izabela Teixeira como ministra de Meio Ambiente, Graça Foster como presidente da Petrobras, Magda Chambriard como diretora Geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de Mônika Bergamaschi para secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo,” destacou.

A representante da UNICA lembrou também das mulheres que compõem a indústria da cana. “Atualmente temos uma presidente na principal entidade do setor, a economista Elizabeth Farina, que desde novembro de 2012 ocupa um cargo que só pertenceu a homens. Isso sem contar todas as outras que atuam direta ou indiretamente no dia-a-dia canavieiro,” ressaltou.

Barbosa enfatizou o trabalho de requalificação dos trabalhadores rurais do setor sucroenergético, especialmente os que atuam no corte manual da cana-de-açúcar, desenvolvido pelo Projeto RenovAção. A iniciativa lançada em 2009 já atingiu a marca de 5.730 profissionais capacitados em seis das maiores regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Iza Barbosa: “Nossa presença é cada vez maior em todos os segmentos da economia”“A mulher participa de todos os cursos do RenovAção, entre eles os de motorista canavieiro, operador de colhedora, eletricista, mecânica, soldador, desempenhando muito bem as funções,” explicou. A adesão de mulheres tem sido ampla, tanto que o número de formadas passou de 2% na safra 2009/2010, para 12% na safra 2011/2012,” afirmou.

Dividido em painéis, o encontro “Cana, Substantivo Feminino” estabeleceu um diálogo entre o público e os debatedores sobre como os gestores estão criando um ambiente favorável nas empresas para a permanência feminina no setor. A escolha dos departamentos de recursos humanos por pessoas que realmente merecem a contratação, sem distinção de gênero, foi um dos temas de discussão. “A capacidade é que deve ser levada em conta. E vemos claramente no dia-a-dia que elas dão conta de todos os papéis que cumprem na sociedade, como o de mãe, esposa e profissional,” explicou Maria Luiza Barbosa.

No debate, as associadas da UNICA foram representadas pelos executivos Fabio Venturelli, do Grupo São Martinho e Pedro Mizutani, da Raízen, que falaram sobre o aumento da presença feminina nas empresas do setor. Segundo eles, na indústria canavieira o que prevalece não é a questão do sexo, e sim se o individuo possui ou não competência para exercer determinadas funções, e elas provam todos os dias que têm. Venturelli mencionou ainda a contratação da primeira mulher para a diretoria da São Martinho, cujo nome deverá ser divulgado oficialmente em Abril.

Promovido pela Paiva e Baldin Eventos, o encontro contou com a participação de importantes personalidades do agronegócio, como o presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CeiseBr), Antonio Eduardo Tonielo Filho; o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina e a secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi.

Cerca de 200 mulheres participaram do evento, que foi encerrado com uma homenagem às participantes pelo executivo da Raizen, Pedro Mizutani. Juntamente com a esposa Eunice Mizutani, ele cantou “Tudo que se quer,” música conhecida pelas interpretações de Emílio Santiago e Verônica Sabino. Mizutani cantou também em japonês “My Way,” canção eternizada em inglês por Frank Sinatra e Elvis Presley.