fbpx

Dia da Árvore terá reconhecimento a usinas por esforços no combate

20 de setembro de 2010

Oito empresas de processamento de cana-de-açúcar vão ser homenageadas nesta terça-feira (21/09), Dia da Árvore, por seus esforços ao longo de 2010 no combate a incêndios que ameaçaram importantes áreas de conservação do Estado de São Paulo. Durante o Seminário “Floresta e Água,” a ser realizado no anfiteatro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade em Rio Claro, cada usina receberá um memorando de reconhecimento assinado pelo Secretário do Meio Ambiente do Estado, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo.

Nas últimas semanas, muito se falou sobre a baixa umidade do ar e o número elevado de incêndios envolvendo áreas agrícolas e florestais, mas poucos sabem do envolvimento de usinas para controlar e prevenir contra essas ocorrências. “A maioria das usinas tem recursos dedicados ao controle de incêndios que são frequentemente requisitados para apoiar os esforços do poder público, tanto em incêndios urbanos quanto rurais. É uma tradição antiga do setor, o que certamente nos orgulha,” afirma o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Marcos Jank.

Entre as principais ocorrências que tiveram a participação de usinas está um incêndio de grandes proporções no final de agosto no Parque Estadual Morro do Diabo, na região do Pontal do Paranapanema, para o qual a ETH Bioenergia enviou aviões, caminhões pipa e uma equipe especializada. Já o Grupo São Martinho contribuiu para combater incêndios na Mata de Santa Teresa, que fica na Estação Ecológica de Ribeirão Preto, e na Floresta Navarro de Andrade, em Rio Claro, onde será realizado o evento desta terça-feira.

Além dos memorandos de reconhecimento, serão assinados entre as usinas e o Governo do Estado termos de cooperação técnica com 18 meses de duração, para ações de prevenção e combate a incêndios, cobrindo sete Unidades de Conservação. A intenção é desenvolver planos preventivos e de contingência nos parques estaduais do Aguapeí, Rio do Peixe e Morro do Diabo, todos na Floresta Navarro de Andrade, e nas estações ecológicas de Ribeirão Preto, Jataí e de Paulo de Faria.

“A parceria com o setor agro-industrial é muito bem-vinda, sendo positiva para colaborar com a preservação das Unidades de Conservação e a Biodiversidade. Parcerias como essas, e outras já realizadas, demonstram a importância da participação de setores organizados da sociedade junto das ações desenvolvidas pelo Estado,” afirmou o Secretário do Meio Ambiente paulista, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo.

A seguir, as empresas que serão reconhecidas e vão assinar termos de cooperação:

Usina da Pedra
Usina Viralcool
ETH Bioenergia (Usinas UCP e Alcidia)
Usina Moreno
Usina Caeté
Usina Dracena
Grupo São Martinho
Usina Moema