undefinedA parceria firmada entre as empresas Scania e Vale Soluções em Energia (VSE), em novembro do ano passado, abre mais uma porta para o uso do etanol. O biocombustível passará a abastecer motores usados para gerar eletricidade e mover bombas e compressores em maquinários utilizados pelas indústrias de mineração e agricultura.
Na opinião do consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, “a sociedade entre a Scania e VSE cria um novo nicho de mercado para o etanol e tem tudo para dar certo”. Desde dezembro de 2007, quando foi fundada, a Vale Soluções e Energia vem “investindo fortemente em inovação tecnológica e já desenvolve projetos para o uso de etanol em motores pesados”, ressalta o executivo da UNICA.
Já o envolvimento da Scania – um dos principais produtores mundiais de caminhões, ônibus e motores industriais e marítimos do mundo – com projetos de energias renováveis, especialmente com o etanol brasileiro, tem um precedente altamente positivo, segundo Szwarc.
“A Scania domina a tecnologia de uso do etanol em motores a diesel, e vem continuamente aprimorando esse conceito. A atual geração de motores que utilizam o combustível renovável brasileiro em ônibus na Suécia, além de apresentar uma alta eficiência energética atende aos mais rigorosos limites de emissão de poluentes no mundo”, avalia Szwarc, citando o projeto Bio Ethanol Sustainable Tranport (BEST).
Projeto BEST
Desde outubro de 2007, em função de uma parceria entre empresas nacionais e européias, com participação da UNICA e apoio da União Européia (UE), cerca de 400 ônibus rodam em Estocolmo, capital da Suécia, utilizando uma mistura de 95% de etanol e 5% de um aditivo especial desenvolvido pela companhia sueca Sekab.
No Brasil, o Projeto BEST entrou em operação sob coordenação do Centro Nacional de Referência em Biomassa e do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (Cenbio). Dois ônibus movidos a combustível renovável integram a frota de transporte público da cidade de São Paulo, circulando pela região metropolitana.