fbpx

Embaixadas brasileiras terão adidos agrícolas para divulgar etanol

24 de março de 2010

undefinedA partir de abril, diversas embaixadas brasileiras vão contar com especialistas na área agrícola, que terão entre suas prioridades a promoção do etanol brasileiro de cana-de-açúcar. Os novos adidos diplomáticos serão nomeados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inicialmente para as embaixadas da África do Sul, Argentina, Bélgica, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Suíça.

“Sabemos que a diplomacia brasileira é competente, mas falta acrescentar um conhecimento mais técnico para questões agrícolas em nossas embaixadas. E estes profissionais vão agregar este tipo de informação,” relatou Célio Porto, secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em visita à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) nesta terça-feira (23/03) juntamente com dez futuros adidos agrícolas.

A pedido do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, os novos adidos passaram por um processo de seleção em dezembro de 2009. Durante a visita à UNICA, o grupo recebeu informações detalhadas a respeito da produção e uso do etanol e ouviu detalhes sobre as oportunidades comerciais abertas ao etanol brasileiro devido a suas vantagens competitivas.

O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, explicou que por trás das vantagens do etanol produzido no Brasil está a sustentabilidade dos sistemas de produção em uso no país. Ele avaliou, por exemplo, o potencial do produto no principal mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, após a designação do etanol de cana-de-açúcar como “biocombustível avançado” pela Agência de Proteção Ambiental, a EPA (Environmental Protection Agency).

Para que os futuros adidos tenham conhecimentos práticos sobre os processos produtivos da cana, eles também participaram na segunda-feira (22/03) de uma visita técnica à Usina Cerradinho, localizada em Catanduva (SP). Além da cana, outros setores exportadores como o de carne e café também fazem parte do roteiro de viagem dos futuros representantes agrícolas nas embaixadas brasileiras.