undefinedA aquisição de uma nova fábrica pela empresa americana de biotecnologia LS9 vai acelerar a conversão, comercialmente viável, do caldo de cana-de-açúcar em diesel limpo para uso como combustível nos transportes. Sediada no estado da Califórnia, a LS9 é uma entre diversas empresas dedicadas ao desenvolvimento comercial de combustíveis renováveis e produtos químicos. Ela afirma que o diesel que será produzido em sua nova fábrica, em Okeechobee, na Flórida, terá desempenho igual ao etanol de cana em termos de eficiência e redução de gases de efeito estufa.
A LS9 já produz pequenas quantidades de produtos de diesel renovável avançado em uma fábrica-piloto em São Francisco, mas espera que a nova instalação teste sua tecnologia para produção em escala. A empresa afirma que a nova fábrica na Flórida deve produzir entre 190 e 380 mil litros de diesel limpo até o final de 2010. Para a LS9, esta é a etapa final antes de alcançar uma produção comercial em grande escala. “A nova fábrica vai permitir à LS9 demonstrar que nosso processo industrial é capaz de levar um combustível com baixo custo e emissões reduzidas ao mercado,” afirmou o diretor presidente da LS9, Bill Haywood.
O progresso da empresa tem sido acompanhado com interesse pelo representante-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na América do Norte, Joel Velasco: “O Brasil já substitui mais de metade de sua demanda de gasolina por etanol, sendo o único País do mundo onde a gasolina é o combustível alternativo. O próximo passo pode ser usar o tipo de tecnologia que está sendo desenvolvida pela LS9 para substituir o diesel de petróleo por uma versão limpa, com base na cana-de-açúcar”.
Etanol de Cana-de-Açúcar
O Brasil consumiu mais de 44 bilhões de litros de diesel em 2009, dos quais, 3,5 bilhões foram importados. Por outro lado, o País é líder na produção de etanol de cana-de-açúcar, considerado o biocombustível mais eficiente disponível hoje. Em 2009, o Brasil produziu mais de 26 bilhões de litros de etanol, a maioria usada para abastecer a frota nacional de veículos flex.
Como resultado do uso inovador do etanol de cana pelo Brasil, no transporte e na produção de biomassa para a cogeração, a cana-de-açúcar é a fonte líder de energia renovável no País, representando 16% da matriz energética nacional. Com o uso do etanol em volumes superiores ao da gasolina, o Brasil diminuiu sua dependência dos combustíveis fósseis e reduziu significativamente suas emissões. Um estudo publicado na edição de novembro de 2009 da revista especializada Energy Policy mostra que mais de 600 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas desde 1975, graças à ampla utilização do etanol no Brasil.