As negociações da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), que envolvem todos os continentes e acontecem de 07 a 18 de dezembro em Copenhagen, serão acompanhadas de perto por representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Todo o processo será monitorado, dentro de uma agenda intensa que inclui diversos eventos paralelos como a feira Bright Green Expo, e terá a participação do presidente da entidade, Marcos Jank, durante a semana final do evento.
Em linhas gerais, a COP-15 oferece oportunidades importantes para o setor sucroenergético brasileiro, principal responsável pelo forte ingrediente de origem renovável da matriz energética do país, considerada uma das mais limpas do mundo. “Queremos mostrar que o etanol de cana é uma das soluções concretas, disponíveis hoje, para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Não é a única mas sem dúvida a melhor alternativa para o transporte atualmente disponível, certamente um ingrediente importante entre diversas soluções que serão necessárias para enfrentar a situação,” afirma o assessor de meio ambiente da UNICA, Luiz Fernando do Amaral.
Do lado das políticas nacionais, Amaral explica que por meio da Aliança Brasileira pelo Clima, a UNICA e 14 das mais significativas entidades brasileiras que representam o agronegócio, florestas plantadas e bioenergia, pretendem pressionar por metas brasileiras ambiciosas. Entre as principais solicitações da Aliança estão a eliminação ou redução do desmatamento no Brasil e o incentivo a um debate que garanta a manutenção e a expansão do uso de energias renováveis na matriz energética. No dia 14 de dezembro, durante a COP-15, o grupo que compõe a Aliança apresentará seu posicionamento sobre as negociações internacionais do clima, no Pavilhão da Delegação Brasileira com a presença do governador de São Paulo, José Serra.
Um dos principais eventos paralelos da COP-15, a Feira Bright Green Expo terá a participação de mais de 160 empresas, que exibirão tecnologias de ponta para reduzir emissões. A UNICA vai participar com um stand para prestar esclarecimentos e distribuir materiais informativos sobre as iniciativas do setor sucroenergético brasileiro, e a importante opção que é a produção e o uso do etanol de cana-de-açúcar. Organizada pela Confederação Dinamarquesa das Indústrias, a Bright Green será realizada no Forum Copenhagen de 12 a 16 de dezembro.
A participação da UNICA na COP-15 acontece dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo. A UNICA estará presente no Pavilhão Brasileiro (Hall C7, Bella Center). A agenda detalhada da participação da UNICA na COP-15 está na página especial criada para o evento.