Interagir com especialistas da área trabalhista e ter a oportunidade de debater e discutir normas e os inúmeros aspectos que envolvem as relações capital e trabalho é um exercício fundamental para o aperfeiçoamento das relações trabalhistas no setor sucroenergético. Assim se manifestou a consultora para Assuntos Trabalhistas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elimara Assad Sallum, ao avaliar o 15º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas e Sindicais na Agroindústria Sucroenergética 2013, realizado em 28 de novembro no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP).
O evento, que reuniu mais de 120 representantes de 105 empresas, atraiu principalmente profissionais das áreas de recursos humanos, agrícola e industrial, gerentes, advogados e técnicos das áreas de segurança e saúde. Entre os palestrantes, o chefe da Fiscalização do Grupo Móvel Estadual Rural, Roberto Martins de Figueiredo, abordou o ambiente de trabalho no contexto da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo.
Já a subchefe do Grupo Móvel, Ana Martins, apresentou sua visão sobre os questionamentos relativos à legislação trabalhista vigente, enquanto a desembargadora do TRT da 15ª Região, Antonia Regina Tancini Pestana, destacou aspectos importantes das relações de trabalho no campo, com ênfase na importância da prova no processo do trabalho em primeira instância.
Em sua participação, a assessora sindical da UNICA apresentou uma retrospectiva das relações capital e trabalho em 2013, destacando o significativo avanço nos últimos anos e as perspectivas para 2014. Ela ressaltou a importância da continuidade da pró-atividade do setor sucroenergético, para garantir uma evolução constante nas melhores práticas trabalhistas.
“Isto mostra que estamos engajados no aperfeiçoamento permanente do setor e na procura por novas iniciativas que contribuam para esta importante relação entre trabalhadores, empregadores e autoridades,” finalizou Elimara Sallum.