O Desafio Energia + Limpa, nova ação educacional do Projeto AGORA lançada em julho deste ano, está mobilizando milhares de alunos e professores das escolas da rede pública de ensino de dez estados brasileiros (SP, RJ, PR, MG, MT, MS, GO, AL, PE, PB) e do Distrito Federal (DF). O objetivo da iniciativa é conscientizar mais de 900 mil alunos sobre as diferentes fontes energéticas, entre elas o etanol e a bioletricidade gerados a partir da cana-de-açúcar.
O Desafio engloba uma série de atividades em sala de aula que contribuem para o aprendizado sobre as opções energéticas existentes. O interesse dos alunos pode ser constatado nas dezenas de escolas que já se inscreveram, entre elas a Escola Estadual Tenente Ernesto Caetano de Souza em Cotia, no estado de São Paulo. Flagrantes da participação e do envolvimento dos estudantes podem ser conferidos na galeria de fotos do site do Projeto AGORA, aqui.
“Ver os alunos participando e aprendendo com a iniciativa nos enche de orgulho. Esta é a principal constatação de que o trabalho está sendo bem feito e que acertamos na escolha do tema.” conclui Amanda Turano, coordenadora do Projeto AGORA.
Ao final do Desafio, serão premiados 29 estudantes autores das melhores cartas endereçadas à presidente Dilma Rousseff abordando o tema: “que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”.
Inscrições
O Desafio Energia + Limpa está aberto à participação de qualquer escola estadual nos dez estados incluídos na iniciativa, e também no Distrito Federal. Atendendo a pedidos de escolas que necessitavam de mais tempo para organizar sua participação, o prazo para inscrições foi prorrogado até 22 de outubro. Já o envio das produções dos alunos poderá ser realizado até 29 de outubro. Para confirmar a participação, os responsáveis das escolas interessadas devem acessar o site do Desafio e inserir os dados cadastrais da instituição de ensino.