O estado americano da Flórida está prestes a adicionar 10% de etanol à gasolina. O motivo é a aprovação, na quarta-feira (30/04/08), de um novo projeto de lei sobre energia, que pretende reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
O texto, enviado para a sanção do governador Charlie Crist, determina a substituição progressiva da gasolina por E10 (mistura de 10% de etanol à gasolina) até o final de 2010.
Para Joel Velasco, representante-chefe da UNICA nos Estados Unidos, o projeto representa uma conquista importante, pois o etanol de cana produzido no Brasil é muito mais competitivo na Florida do que o álcool de milho americano.
“O projeto demonstra o comprometimento da Flórida em proteger a natureza e estimula nossa economia”, disse o governador Crist, acrescentando que o uso de etanol reduz a dependência das fontes fósseis.
A proposta também atinge as empresas de eletricidade. Exige delas a produção de provavelmente 20% de sua energia de fontes renováveis, uma medida que Crist afirma, “não irá resultar num aumento das tarifas”.
De acordo com Melissa Meehan, porta-voz da Southern Alliance for Clean Energy, a construção de usinas nucleares não é uma boa alternativa, pelo alto custo. “Eficiência, conservação e fontes renováveis são a melhor opção”, conclui Meehan.