fbpx

Estado americano propõe cooperação científica e educacional em cana-de-açúcar

0
23 de junho de 2008

Uma delegação do Estado americano da Carolina do Sul, liderada pelo governador Mark Sanford, esteve na UNICA nesta segunda-feira (23/06/08) para conhecer melhor o setor sucroalcooleiro e propor um acordo de cooperação científica e educacional, com enfoque principal na produção de etanol celulósico, ou de segunda geração. O objetivo da proposta, que ainda será melhor detalhada, é o estreitamento das relações entre instituições daquele estado americano e empresas do setor sucroalcooleiro brasileiro.

“A UNICA é uma organização brasileira de alto nível, o local adequado para que sejam apresentadas propostas de alto valor”, disparou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, que acompanhou a comitiva da Carolina do Sul durante a visita à UNICA.

O grupo liderado pelo governador Sanford teve como integrantes representantes da embaixada americana no Brasil, como Danny Devito, ministro-conselheiro para assuntos comerciais, e Sean Kelley, cônsul americano, além de empresários, acadêmicos e consultores do Estado da Carolina do Sul.






Dan Page: cana na Carolina do Sul seria como o filme ‘De Volta para o Futuro’
Um dos participantes da comitiva lembrou-se dos tempos de sua infância, ao falar de cana-de-açúcar. “Quando garoto meus familiares plantavam cana para produzir ração para o gado. Hoje sou obrigado a dizer para as pessoas que pensam que cana seria uma novidade em nosso estado que isso é como o filme ‘De Volta para o Futuro’ (Back to the Future)”, disse Dan Page, CEO da consultoria Green Energy Partners, se referindo ao longa-metragem sobre uma viagem no tempo, estrelado por Michael J. Fox, nos anos 1980.


O grupo foi recepcionado pelo diretor-executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, o diretor de comunicação corporativa, Adhemar Altieri, e a relações públicas, Carolina Costa. “O estreitamento de laços com os EUA muitas vezes se dá no nível das administrações estaduais, devido à autonomia que o sistema americano dá a esse nível da administração pública. O entusiasmo demonstrado pelo governador Sanford e seus acompanhantes ilustra bem o nível de interesse que tem sido demonstrado pelas várias comitivas americanas que vêm até nós”, constatou Altieri.