fbpx

“Estudo Municípios Canavieiros” chega ao Nordeste em 2011

30 de março de 2011

Com oficinas previstas para começar em maio deste ano, o “Estudo Municípios Canavieiros” chega a mais três estados em 2011: Alagoas, Paraíba e Pernambuco, marcando a entrada do projeto educacional no Nordeste. O Estudo, que em 2010 atingiu 100 municípios em seis estados, é uma iniciativa educacional do Projeto AGORA, uma das maiores iniciativas de comunicação integrada já implantadas no agronegócio brasileiro. No total, nove empresas e 11 entidades que integram a cadeia produtiva da cana-de-açúcar participam do AGORA.

“A participação do Nordeste amplia a mensagem do Estudo e do AGORA no País e só acrescenta ao projeto, um sucesso que em 2010 impactou mais de 900 professores. É uma excelente oportunidade para que os educadores da região, que é a mais tradicional do setor sucroenergético, possam trabalhar assuntos ligados à cadeia produtiva canavieira e desenvolver atividades com seus alunos nos municípios mais impactados por esta indústria,” ressalta Nayana Rizzo, coordenadora do Projeto AGORA e assessora de relações institucionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Em sua primeira edição, as oficinas do “Estudo Municípios Canavieiros” deram orientação pedagógica aos professores dos 7º e 8º anos da rede pública de ensino, trazendo para a sala de aula uma nova abordagem sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A iniciativa atingiu mais de duas mil escolas e 271 mil estudantes em 100 municípios nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Treinamento e material pedagógico

Assim como em 2010, o Estudo Municípios Canavieiros 2011 vai realizar oficinas presenciais e acompanhamento online aos professores participantes. Serão distribuídos dois kits extras por escola, além do material distribuído nas oficinas presenciais. Os kits contém material didático que inclui o Caderno do Professor, com 52 páginas, um conjunto de oito pôsteres e um DVD multimídia com fotos e vídeos.

Todos os professores que apresentarem trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento quanto através do site de apoio, www.municipios-canavieiros.com.br, receberão um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar.” O objetivo do jogo é consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.

A primeira iniciativa de cunho educativo do Projeto AGORA, o “Desafio Mudanças Climáticas,” atingiu oito estados brasileiros ao longo de 2009, impactando mais de dois milhões de alunos do 8º e 9º anos em 12 mil escolas estaduais. Ao final do Desafio, mais de 3.500 estudantes submeteram trabalhos manuscritos abordando mudanças climáticas em suas cidades.