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Etanol aditivado da Shell ajuda no aperfeiçoamento do produto

7 de junho de 2010

O Shell V-Power Etanol, combustível aditivado lançado em abril pela Shell e já comercializado em alguns postos de São Paulo, ajudará no aperfeiçoamento do etanol de cana-de-açúcar brasileiro. A avaliação é do consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA),  Alfred Szwarc.

“Com o avanço da utilização do etanol no Brasil é natural que apareçam cada vez mais produtos sofisticados como este no mercado. Vamos observar o comportamento do consumidor, mas sem dúvida é iniciativa bem-vinda para o setor sucroenergético,” afirma o executivo da UNICA.

Lançado com a promessa de ser 46% mais limpo do que o etanol comum, o produto é destinado exclusivamente aos veículos flex e segundo a Shell, consumiu R$ 20,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Para comprovar sua qualidade, a empresa levou três modelos bicombustíveis brasileiros para a Europa, onde foram percorridos 225,2 mil quilômetros e gastos quase 20 mil litros do etanol nos testes.

Limpeza de componentes

Projetado para dar maior proteção às partes internas dos motores flex, o produto ajuda também a limpeza da bomba, injetores e válvulas, peças que compõem o sistema de alimentação do combustível. Ainda de acordo com a Shell, tecnicamente o novo aditivo vai proporcionar uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, gerando mais potência ao motor

O posto Ipê, localizado em São José dos Campos (SP), foi o primeiro a disponibilizar o Shell V-Power Etanol para o consumidor. Segundo a empresa, em breve o produto estará à venda em 50 postos da Grande São Paulo, com a distribuição chegando a outros estados até o final de 2010.

Estratégia verde

O novo produto reflete o posicionamento estratégico da Shell em relação ao setor sucroenergético nacional. Em fevereiro deste ano, a empresa anunciou a formação de uma “joint venture” com o Grupo Cosan, empresa associada da UNICA. O acordo, avaliado em US$ 12 bilhões de dólares, une a principal produtora brasileira e mundial de etanol de cana-de-açúcar, detentora das marcas Esso e Mobil no Brasil, a uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.

Com a parceria, a Shell se torna a terceira empresa petrolífera a investir na produção de etanol no Brasil. A britânica BP foi a primeira em 2008, seguida da Petrobrás, que fez seu primeiro investimento direto na produção no final de 2009.