fbpx

Etanol aditivado da Shell será combustível oficial da Stock Car

9 de agosto de 2011

O mesmo etanol aditivado disponível nos postos de combustíveis da Shell em todo o Brasil, o V-Power, será adotado a partir de 2012 como combustível oficial da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro. Desenvolvido pela Shell especialmente para o mercado brasileiro, o V-Power foi lançado em abril de 2010 e é hoje um dos produtos da Raízen, empresa criada este ano como resultado da joint-venture que uniu a Shell brasileira e a Cosan.

“Os consumidores de carros flex terão a percepção de que o combustível que abastece os veículos que eles admiram nas pistas está mais perto do que imaginam do tanque de seus veículos, pois é o mesmo que pode ser obtido no posto de seu bairro,” explica Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Para destacar a novidade, a Shell convidou o ex-campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, para comandar o carro da equipe Shell V-Power Racing na Corrida do Milhão BMC, prova especial realizada no domingo (07/08), no Autódromo de Interlagos em São Paulo. O piloto canadense largou do 27º posto e cruzou a linha de chegada em 18º lugar. A prova, válida pela sétima etapa da temporada 2011 da Stock Car, foi vencida por Thiago Camilo (Ipiranga RCM -Chevrolet), com Daniel Serra, (Red Bull Racing – Peugeot) e Max Wilson (Eurofarma RC – Chevrolet) ocupando as 2a e 3a posições.

Acordo

O contrato de três anos firmado entre a Raízen e a VICAR, empresa que organiza a temporada da Stock Car, prevê que serão consumidos nas corridas e treinos cerca de 300 mil litros do etanol Shell V-Power por temporada. Szwarc lembra que a parceria da Raízen com a Stock Car começou em 2009, quando a marca Esso, controlada pela Cosan no Brasil, tornou-se a fornecedora de etanol para a categoria, retomando uma tradição de 19 anos de uso de etanol interrompida em 2000.

“É interessante notar que, independentemente da marca do fornecedor do combustivel, a Stock Car permanece fiel ao uso do etanol,” ressalta o especialista. A Raízen possui 53 terminais de distribuição no País e deve comercializar aproximadamente 20 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria através de sua rede, formada por 4.500 postos de serviço com as marcas Shell e Esso.