O representante-chefe do escritório da UNICA nos Estados Unidos, Joel Velasco, falará sobre o caso de sucesso de uso de etanol como combustível no Brasil, durante o Biofuels Markets Americas, em Miami, nos dias 20 e 22 de maio.
Velasco participará de um painel junto com Curtis Mohammed, gerente-geral da Trinidad Bulk Traders Ltd, no qual será realizado o estudo de caso “Etanol – Revivendo a Indústria de Açúcar”, no dia 22, às 9h15.
“Há um grande estímulo ao desenvolvimento de biocombustíveis na América Central e no Caribe, impulsionado pelos Estados Unidos e Brasil”, afirmou Velasco. “O objetivo é ajudar esses países a se tornarem menos dependentes da importação de petróleo e focarem na produção local de biocombustíveis”.
Muitos países estão seguindo o modelo brasileiro e estabelecendo projetos voltados à auto-suficiência energética, produção de biocombustíveis e em políticas para facilitar a sua exportação, além de substituição do petróleo no transporte.
O Biofuels Markets Americas discutirá as melhores alternativas para a expansão do mercado de biocombustíveis, com participantes internacionais. Serão abordados os desafios e as oportunidades para as indústrias de combustível sustentável na América Latina e no Caribe.
Os associados da UNICA têm desconto de 20% para participar do evento internacional.
A UNICA participa do evento dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo. As duas entidades assinaram convênio que prevê investimentos compartilhados no valor de R$ 16,5 milhões até o final de 2009.