Com 40 anos de experiência na produção e uso de biocombustíveis em larga escala, o Brasil tem hoje uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com 45% da energia utilizada no País originada de fontes renováveis. Essa é a visão que a presidente executiva da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, levará ao seminário “A transição da Europa para biocombustíveis mais sustentáveis – uma perspectiva brasileira”, a ser realizado pela UNICA em Bruxelas nesta quarta-feira (06/03), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O encontro vai debater formas de rever a política da União Europeia para os biocombustíveis, lembrando que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol e um fornecedor em potencial de biocombustíveis sustentáveis. Na ocasião, também será abordada a dinâmica da produção brasileira em relação ao uso da terra e à oferta de açúcar, discutindo as medidas propostas pela Comissão Europeia (CE) envolvendo compromissos da Europa no âmbito dos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC). O seminário é voltado para funcionários da CE, parlamentares europeus, funcionários das representações permanentes dos Estados Membros junto à Europa, ONGs e empresas privadas envolvidas no debate da nova legislação europeia sobre biocombustíveis.
O evento terá a participação do embaixador do Brasil junto à União Europeia, Ricardo Neiva Tavares; e do membro do Parlamento Europeu, da Comissão Environment, Public Health and Food Safety (ENVI), Bas Eickhout. Além disso, foram convidados especialistas como o diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), André Nassar, que vai abordar o tema “O impacto da política de biocombustíveis da Europa na dinâmica de uso do solo e no preço dos alimentos no Brasil”.
O diretor de Assuntos Econômicos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Henrique Pacini, também fará uma apresentação sobre o tema “Potenciais impactos da proposta da Comissão Europeia para a inclusão dos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos no mercado mundial de biocombustíveis”, enquanto o advogado associado da Sidley Austin, Jungui Sul, vai discorrer sobre “Compatibilidade da diretiva para biocombustível proposta pela União Europeia com as regras da Organização Mundial do Comércio”.
O evento será realizado no Residence Palace (155 rue de la Loi, Brussels) e terá como moderadora a assessora sênior da presidência da UNICA para assuntos internacionais, Geraldine Kutas.