Em parceria com a conferência World Ethanol 2007, realizada pela F.O. LICHT?s esta semana em Amsterdã, lideranças das principais entidades mundiais ligadas à produção do etanol distribuíram um comunicado conjunto sobre a necessidade do desenvolvimento de uma indústria global de biocombustíveis renováveis robusta e vibrante.
O comunicado a seguir foi distribuído conjuntamente por:
· Gordon Quaiattini ? Presidente, Canadian Renewable Fuels Association, Canadá
· Robert Vierhout ? Secretário-Geral, European Bioethanol Fuel Association (eBIO), União Européia
· Bob Dinneen ? Presidente, Renewable Fuels Association (RFA), Estados Unidos
· Marcos Jank ? Presidente, União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA), Brasil
?Combustíveis renováveis precisam ser o componente central de uma estratégia global de redução da dependência em combustíveis fósseis, para reduzir os impactos de alterações climáticas globais e produzir reais oportunidades econômicas para moradores de áreas rurais em todos os países da Terra.
?Primeiramente, na medida em que o preço do barril de petróleo se aproxima dos US$100 e o custo de extração de reservas decrescentes de petróleo se torna cada vez maior, é vital que aconteça uma movimentação rápida no sentido de expandir a produção e a disponibilidade de biocombustíveis como o etanol. Enquanto biocombustível renovável, o etanol contribui para a diversidade e a segurança global de combustíveis, particularmente quando se considera que as atuais alternativas são combustíveis fósseis originários do Oriente Médio e de outras regiões instáveis do mundo.
?Em segundo lugar, hoje a indústria global do etanol está contribuindo mais para um futuro energético sustentável do que qualquer outro combustível na história. O uso de combustíveis renováveis como o etanol reduz de forma significativa as emissões de gases produtores do efeito estufa e outros poluentes que levam ao aquecimento global.
?Terceiro, o etanol vai continuar criando oportunidades econômicas para produtores em países desenvolvidos e em desenvolvimento que, freqüentemente, são os mais afetados por preços mundiais baixos para produtos agrícolas. Melhorar o desenvolvimento nas áreas rurais significa melhorar renda e diminuir a pressão sobre áreas urbanas, com mais oportunidades para populações de renda mais baixa que, invariavelmente, são as mais penalizadas pelos altos preços da energia.
?O sucesso que vem sendo obtido pela indústria mundial do etanol é, por si só, uma história positiva. Mas a narrativa não para por aqui. A evolução acelerada da produção mundial do etanol está levando ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias que estão melhorando a eficiência na produção nas atuais biorefinarias, além de introduzir uma grande diversidade de novos materiais como capins, bagaços, palhas, partículas de madeira e outras biomassas para o processo de produção de etanol e geração de bioeletricidade. Ao dar seqüência a esse trabalho conjunto e à cooperação envolvendo novas idéias, essas novas tecnologias abrem perspectivas não apenas de aumento da produção de etanol onde ela já existe, como da chegada dos benefícios da produção de etanol a mais países.
?Juntamente com os produtores e empreendedores do mundo, podemos continuar a alimentar e ao mesmo tempo abastecer a humanidade com combustíveis.
?Através da cooperação e da tecnologia, podemos, de forma responsável e sustentável, ampliar a produção e utilização de combustíveis renováveis, enquanto estimulamos outros para que dêem os essenciais primeiros passos na direção de um futuro energético e ambientalmente sensato mais seguro e estável.?