Uma delegação americana composta por lideranças empresariais e governamentais veio à UNICA, nesta sexta-feira (25/07/08), para aprofundar os conhecimentos sobre o etanol no Brasil, como fonte de energia limpa e renovável. O Council on Competitiveness (CoC), que se dedica a fortalecer a competitividade dos Estados Unidos na economia global, participou de uma série de encontros estratégicos no País, com o intuito de formular modelos que ajudem a estreitar os laços comerciais entre Brasil e EUA.
O etanol é uma das áreas em que o CoC se concentrou. Segundo Deborah Wince Smith, presidente do CoC, a intenção é fortalecer a parceria entre os dois países, por meio de ações inovadoras nas relações comerciais. Para o diretor-executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, que recebeu o grupo na sede da entidade, “a parceria com os EUA é fundamental, já que ambos os países são os que têm os maiores programas de etanol no mundo e, juntos, são responsáveis por quase 80% da produção mundial. Assim, uma cooperação técnica poderá representar importantes avanços para o setor”.
Carolina Costa em apresentação à comitiva americana
Council on Competitiveness em visita à UNICA
A proposta do CoC de cooperação comercial entre Brasil e EUA nasceu em julho do ano passado, em Brasília, com a realização do primeiro “US-Brazil Innovation Summit”. O evento discutiu o cenário mundial da inovação tecnológica e a sua relação com os desafios atuais da competitividade, como resultado de uma ação conjunta do CoC, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na ocasião, os presidentes Lula e Bush divulgaram um comunicado ressaltando a importância destas ações bilaterais na área da inovação.
Segundo Leão, a evolução das discussões comerciais “tem demonstrado a importância da parceria público-privada no avanço dessa cooperação entre países. O setor privado é um importante agente dinamizador do processo, mas as instituições públicas também exercem papel significativo na formulação e implementação de políticas para a consolidação dos mercados, a exemplo das políticas comercial, fiscal e na definição das suas respectivas matrizes energéticas”.
Membros do CoC em reunião com executivos da UNICA
No encontro na UNICA, o grupo assistiu a uma apresentação sobre o setor sucroalcooleiro no País (clique aqui para ver a apresentação na íntegra), feita pela relações pública da entidade, Carolina Costa, e encerrou oficialmente o cronograma de atividades dos membros do CoC, nesta visita ao Brasil.