Dez usinas associadas à União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) foram homenageadas durante o primeiro Seminário Regional do Etanol Mais Verde, realizado no dia 28 de junho, em Catanduva. A menção honrosa foi um reconhecimento pelo bom resultado alcançado em projetos e programas sobre o uso de defensivos agrícolas. Os certificados foram entregues por Juliana Augusto Cardoso, Coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representando o Governo do Estado de São Paulo.
O evento, que teve a participação de mais de 80 representantes do setor sucroenergético associadas à UNICA, tem o objetivo de aproximar usinas e fornecedores de cana-de-açúcar da equipe técnica das secretarias de estado. Segundo a secretária executiva do Etanol Mais Verde, Renata Camargo, cada evento regional terá enfoque em uma das dez diretivas técnicas do protocolo. “A ideia é levar conhecimento técnico de maneira acessível para usinas e fornecedores, esclarecendo as melhores práticas de sustentabilidade que poderão ser desenvolvidas para cada uma das diretivas do Etanol Mais Verde”, ressaltou.
O seminário realizado em Catanduva teve como tema “Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos” e contou com apresentações do diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo, Rafael de Melo Pereira, que falou sobre o GEDAVE, e da pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Leila Dinardo-Miranda, que falou sobre o manejo integrado de pragas.
Os participantes também conheceram o projeto Polinizar, desenvolvido pela COFCO International, uma das iniciativas de destaque do seminário. Eles visitaram as colmeias do apicultor Maurício Rodrigues, que destacou a importância de se desenvolver um canal de comunicação entre usinas, apicultores e empresas de aviação agrícola. De acordo com o apicultor, depois da parceria com a usina, que incluiu treinamentos e profissionalização de apicultores da região, a identificação da localização das colmeias e o aviso prévio da usina em caso de pulverização aérea, a produtividade de suas colmeias mais que dobrou.
USINAS
COFCO International Brasil S/A – Unidade Catanduva
COFCO International Brasil S/A – Unidade Potirendaba
Usina São Francisco S/A
Usina Santo Antonio S/A
Usina Açucareira São Manoel S.A
Tereos Açúcar e Energia Brasil S.A. – Unidade Cruz Alta
Tereos Açúcar e Energia São José S.A.
São Martinho S/A – Usina São Martinho
São Martinho S/A – Usina Iracema
São Martinho S/A – Usina Santa Cruz
ASSOCIAÇÕES
Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana – CANAUSSU
Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri – ASSOBARI
Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara – CANASOL
FORNECEDORES
Fornecedor Paulo de Araújo Rodrigues e Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – SOCICANA
Fornecedor Otávio de Freitas Tavares e Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo – CANAOESTE