fbpx

Etanol marca presença em novela da TV Globo

13 de julho de 2010

Foi rápido, mas durou o suficiente para ser notado e gerar telefonemas e comentários, enviados por telefone e e-mail à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Era o logo da campanha “Etanol: uma atitude inteligente”, lançada em 2008 pela UNICA, que apareceu em uma cena da novela “Passione”, da Rede Globo de Televisão, no episódio que foi ao ar na segunda-feira (05/07).

O símbolo do “Etanol,” utilizado frequentemente pela UNICA como assinatura de participações em feiras e simpósios, além de diversas publicações e iniciativas na internet, surgiu na tela em bandeiras posicionadas em torno do Autódromo de Interlagos durante uma corrida da Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional, que este ano passou a utilizar exclusivamente o etanol como combustível. As bandeiras aparecem segundos após o piloto Gerson Gouveia, interpretado na novela pelo ator Marcelo Antony, dar a partida em seu carro.

A Stock Car já havia utilizado etanol por 19 anos, até adotar a gasolina em 2000 e voltar ao etanol em 2010. A UNICA vem apoiando a conversão ao longo da temporada, juntamente com a Bosch, que desenvolveu o novo sistema de ignição para este ano, e a Cosan, que administra no Brasil a marca Esso, fornecedora oficial de etanol para todas as corridas da Stock Car. A competição é organizada pela Vicar.

Um novo motor V8, desenvolvido para a Stock Car especialmente para este ano com 520 cavalos de potência, pode chegar à velocidade máxima de 265 Km/h. Além de mais leve, o novo motor tem 40 cavalos a mais que o anterior, e a nova velocidade máxima também é superior à de 2009, o que deixa a categoria ainda mais rápida e com melhor desempenho nas pistas. A utilização do etanol, com octanagem sperior à da gasolina, garante melhor queima e aproveitamento de energia para o carro, além de reduzir as emissões de CO2 em até 90% comparado com a gasolina.

A última prova da Stock Car, aconteceu no dia 06 de junho, em um circuito de rua em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e teve como vencedor o piloto Átila Abreu. A próxima corrida será realizada em Salvador, na Bahia, no dia 15 de agosto.