fbpx

Equipe da UNICA homenageia diretor por trabalho à frente do tempo

13 de dezembro de 2012

A liderança exemplar exercida durante sete meses à frente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) pelo diretor Técnico Antonio de Padua Rodrigues, mereceu uma homenagem especial por parte dos profissionais da principal associação de produtores de etanol, açúcar e bioeletricidade do País. A equipe se reuniu ao final da Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 27/11, na sede da entidade, e surpreendeu Rodrigues com a entrega de uma placa em agradecimento pela gestão exercida como presidente interino durante o período de transição, entre a saída de Marcos Jank e a chegada da nova presidente executiva, Elizabeth Farina.

“Esses meses à frente da UNICA foram de muito trabalho e enormes desafios. E em momento algum a entidade deixou de cumprir a sua missão, tudo isso graças à dedicação e o comprometimento de toda a equipe,” destacou Rodrigues.

Mais de 50 pessoas, entre funcionários e conselheiros acompanharam a entrega da placa, com várias manifestações e elogios ao trabalho de “Padua”, como é conhecido no setor. Entre os que discursaram estava a própria Farina, que no mesmo dia, teve sua indicação para a presidência executiva formalizada pelo Conselho. “Neste momento de incertezas, em que a indústria precisa definir com o Governo medidas que alavanquem a produção, não poderia haver melhor profissional para a presidência da associação do que o Padua. Agora, com minha chegada, agradeço por tê-lo em nosso corpo diretivo. Sua reconhecida ‘expertise’ será fundamental para enfrentar e vencer nossos desafios,” afirmou.

O conselheiro Martus Tavares, vice-presidente da Bunge e representante da empresa no Conselho da UNICA, descreveu Padua como uma unanimidade: “Ele é um patrimônio do setor sucroenergético.” Também acompanharam a homenagem os executivos Eduardo Leão de Sousa (UNICA), Pedro Mizutani (Raízen), Luiz Mendonça, (ETH); Antonio José Zillo (Zilor), Luiz Roberto Pogetti (Copersucar), Carlos Ubiratan Garms (Cocal), Antonio Carlos Previte (Usina Ferrari), Carlos Dinucci (Usina São Manoel), Hermelindo Ruete de Oliveira (Virgolino de Oliveira), Antonio Eduardo Tonielo (Viralcool), Jacyr da Silva Costa Filho (Guarani), Hugo Cagno Filho (Usina Vertente), Ricardo dos Santos (Bunge) e Hermínio OmettoElizabeth Farina discursou durante a homenagem Neto (São João).

O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, ao entregar a placa em nome da equipe, destacou a condução equilibrada e objetiva durante a transição: “Foi o que garantiu o equilíbrio neste período. Diversos episódios que poderiam ter produzido resultados negativos foram superados graças à paciência e dedicação que o Padua sempre demonstrou.”

Líder do ano

O trabalho de Padua à frente da UNICA em 2012 também foi reconhecido com a premiação “Líder do Ano,” entregue durante a 24ª edição do Prêmio MasterCana Brasil, realizado anualmente desde 1988. Na oportunidade, personalidades e lideranças da indústria da cana prestigiaram a emoção do executivo, que iniciou sua trajetória aos sete anos, quando ajudava a sustentar a família no corte manual da cana.

Integrante da equipe da UNICA desde 1990, Padua, que assumiu o cargo de diretor Técnico em 2003, acumula 36 anos de experiência no setor. Em quase quatro décadas, o executivo natural de Rio das Pedras (SP) realizou importantes projetos para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Destacam-se suas atuações como coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia. De 1983 a 1990, Padua participou da implantação do Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS) junto aos fornecedores de cana.

Texto da placa

NOSSA HOMENAGEM

Em reconhecimento à liderança, empenho, equilíbrio e consideração demonstrados durante o exercício da presidência da entidade, a equipe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, com esta placa comemorativa, homenageia e agradece ao diretor técnico e amigo de sempre,

ANTONIO DE PADUA RODRIGUES

Agradecemos pela serenidade na condução da UNICA durante o período de abril a dezembro de 2012,
garantindo o bom andamento das atividades e os resultados positivos que sempre foram marca registrada desta casa.