fbpx

Etanol participa pela primeira vez do Capacete de Ouro

0
13 de novembro de 2008


O etanol de cana-de-açúcar marcou presença pela primeira vez na tradicional premiação Capacete de Ouro, evento organizado pela revista RACING e pela Motorpress Brasil Editora que chegou à sua 12ª edição nesta terça-feira (11/11/2008). O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, foi convidado a entregar o prêmio da categoria Turismo, que utiliza veículos flex movidos a etanol.


 


 


 


 


O Capacete de Ouro, na Turismo, foi para o paulista Gustavo Sondermann, campeão antecipado da Pick-up Racing, e que também compete na Copa Vicar Stock Car. O Capacete de Prata foi entregue para o paranaense Lucas Finger, vice-líder da Stock Jr., enquanto o Capacete de Bronze foi para o baiano Patrick Gonçalves, líder da Stock Jr.


 


Na categoria Turismo, correm veículos produzidos em série pelas montadoras, mas bastante modificados em relação aos que andam nas ruas, tanto na lataria como suspensão e motor. Ao contrário do que acontece nas provas de Rali, no Turismo os carros competem ao mesmo tempo, uns contra os outros, geralmente em circuitos fechados.




 


 


 


 


 


 


O Capacete de Ouro premia os melhores pilotos e navegadores brasileiros de cada temporada, em 13 categorias. As categorias e os respectivos ganhadores em 2008 foram: Fórmula 1 (Felipe Massa), Top (Hélio Castroneves), Internacional (Lucas Di Grassi), Nacional (Ricardo Maurício), Fórmula (Nelson Merlo), Fórmula Truck (Geraldo Piquet), Rali (Luis Stédile/Lucas Rocha), Off-road (Maurício Neves / Clécio Maestrelli, Turismo (Gustavo Sondermann), Endurance (Eduardo de Souza Ramos / Leandro Almeida), VIP (Andréas Mattheis), Kart (Felipe Fraga) e Revelação (Victor Franzoni).


Além das categorias premiadas, também ocorreram durante o evento homenagens aos pilotos Ingo Hoffmann, que encerra este ano sua longa e vitoriosa carreira no automobilismo, e Rubens Barrichello, que ainda tenta assegurar sua vaga na equipe Honda da Fórmula 1 para a próxima temporada.


Clique aqui e confira os três primeiros colocados de cada categoria.


 


Histórico do prêmio


 


O Capacete de Ouro é uma premiação promovida pela Revista Racing desde 1997. Para a premiação de 2008, foram definidos os grupos Fórmula 1, Top, Internacional, Nacional, Fórmula, Truck, Rali, Off-Road, Turismo, Endurance, VIP, Kart e Revelação. O grupo Turismo reuniu os pilotos do Campeonato Brasileiro de Marcas, Copa Clio, Pick-up Racing, Copa Vicar Stock Car e Stock Jr.


Os três pilotos finalistas em cada grupo foram os que somaram o maior número de pontos dentro de suas categorias, entre os dias 1° de janeiro e 26 de outubro deste ano. A indicação foi feita a partir de um ranking que contabilizou os 10 melhores resultados obtidos por cada competidor dentro do período estabelecido.


A fase final foi realizada por votação, na qual cerca de 80 jornalistas e profissionais especializados elegeram seus favoritos em cada uma das categorias. O mais votado recebeu o Capacete de Ouro. O segundo e o terceiro colocados ficaram com o Capacete de Prata e Capacete de Bronze, respectivamente.  O maior vencedor da história é Rubens Barrichello, que já levou o troféu dourado seis vezes.