fbpx

Etanol torna-se popular em motores de tecnologia avançada

0
31 de março de 2008


Alto desempenho. Este é o princípio das corridas de automóveis desde os primórdios da indústria de veículos. O curioso é que cada vez mais as categorias estão buscando inovar também em combustíveis e a escolha tem sido o etanol.


É o caso do time de velocidade Corvette Racing, dos Estados Unidos, que usará o chamado E85 (combustível com 85% de etanol e 15% de gasolina), na American Le Mans Series a partir de abril.


O etanol a ser usado pela equipe não é exatamente o mesmo que os postos de combustíveis dos EUA vendem nas esquinas do país. O que vai mover estes motores é uma mistura de alto desempenho.


 


"Trata-se de mais uma demonstração da viabilidade técnica do uso do etanol em motores de tecnologia avançada, que normalmente servem de laboratório para as inovações que posteriormente serão introduzidas no mercado", atesta o consultor da UNICA, Alfred Szwarc.


 


O etanol da Corvette Racing é produzido a partir de celulose obtida dos restos de madeira da empresa KL Process Design Group in Rapid City, de South Dakota, que deverá suprir todas as equipes da American Le Mans com o biocombustível.