Identificar oportunidades técnicas e necessidades de pesquisa para a América Latina e criar e apoiar atividades específicas de cooperação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre a América Latina e a União Européia (UE) foram assuntos do workshop International Latin American – European Cooperation Workshop on "Sustainability in Biofuel Production", realizado em São Paulo, nos dias 25 e 26 de setembro de 2008.
O tema central do workshop foi o uso de biocombustíveis para transporte e o seu potencial para amenizar as mudanças climáticas. “A produção contínua e sustentável de cana-de-açúcar poderá liderar a redução de gases de efeito estufa por meio da reciclagem do carbono gerado pela biomassa”, afirmou o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, durante sua palestra.
Szwarc enfatizou que as mudanças diretas no uso da terra fazem parte da dinâmica da agricultura, tendo já havido vários ciclos de uso no Estado de São Paulo. “É preciso muito cuidado na avaliação dos fatores que indiretamente levam às mudanças no uso da terra, já que existe uma grande variedade de motivos”, afirmou o consultor da UNICA. “No caso do desmatamento da Amazônia, a situação é complexa e deve levar em conta os conflitos fundiários, os interesses das madeireiras e da mineração, dentre várias causas”, completou.
Durante o evento, uma série de argumentos favoráveis ao uso da biomassa como fonte de energia também foi analisada, como a segurança de fornecimento energético, diversificação das fontes energéticas, baixa emissão de carbono na atmosfera, a formação de um mercado alternativo para a produção agrícola e a reabilitação de terras degradadas.
Promovido pelo Projeto BioTop, um consórcio que compreende cinco parceiros europeus e cinco latino-americanos, entre eles o Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), o workshop discutiu ainda as políticas e legislação européias e latino-americanas em relação aos aspectos sustentáveis da produção de biocombustíveis e avaliou as necessidades de pesquisa e oportunidades de cooperação na área.
Clique aqui para ver a palestra do consultor da UNICA, Alfred Szwarc.