“Se queremos um mundo mais sustentável, precisamos fazer uma transição na economia, apostando em produtos que não agridem o meio ambiente. E o etanol tem e terá um papel importante nisso.” Essa foi uma das mensagens deixadas pelo renomado especialista sobre desenvolvimento sustentável, que também foi Secretário-Geral das Conferências das Nações Unidas (ONU) sobre meio Ambiente, em Estocolmo – 1972 e Rio – 1992, Maurice Strong, durante visita à sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo, no final de novembro de 2012 (26/11).
Em uma conversa descontraída com representantes da UNICA e de empresas do setor sucroenergético, Strong destacou o papel do setor sucroenergético na economia do Brasil: “O País pode, através do etanol e dos demais produtos gerados pela biomassa da cana, se tornar um líder em energia renovável.” Para ilustrar o argumento, ele citou o interesse da China pelo biocombustível brasileiro. “Há espaço suficiente na China para o etanol, e nesse sentido a tecnologia empregada nos canaviais daqui tem muito a contribuir e estimular por lá,” afirmou.
Para o diretor de comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, a visita de Strong e o interesse por ele demonstrado sobre a indústria canavieira reforçam a importante contribuição do setor e o potencial para que esse papel seja ainda maior, em escala global: “É uma honra para a entidade receber alguém com a história de vida, as realizações e ensinamentos de Maurice Strong, originador de idéias que contribuíram diretamente para consolidar a importância para a saúde humana de produtos sustentáveis, como o etanol e seus derivados,” destacou.
Nascido na cidade de Oak Lake, no Canadá, e com mais de quatro décadas de experiência liderando esforços globais frequentemente focados na sustentabilidade, Strong também ocupou altos cargos em importantes empresas energéticas multinacionais. Em 1972, durante uma Conferência da ONU em Estocolmo, na Suécia, ele foi reconhecido mundialmente ao usar pela primeira vez o conceito de “desenvolvimento sustentável,” trazendo para a pauta de discussões uma concepção alternativa de definição de políticas públicas.
Ainda durante seu período de atuação na ONU, Strong foi o idealizador e coordenador da Eco-92, encontro global que reuniu chefes de estado, especialistas e representantes de organizações não-governamentais, dedicado ao meio-ambiente e realizado no Rio de Janeiro. Mais recentemente ele assessorou o ex-secretário Geral da ONU, Kofi Annan. Hoje com 83 anos, Strong é professor da Universidade de Pequim e consultor ambiental do governo chinês e de países asiáticos.
A agenda de Maurice Strong mo Brasil incluiu ainda encontros com executivos de diversos setores, e uma aula-magna na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).