fbpx

Experiência brasileira com o etanol atrai renomado think-tank

14 de maio de 2013

O sucesso com a produção e uso em larga escala do etanol de cana-de-açúcar no Brasil e os desafios enfrentados pelo setor sucroenergético nos últimos anos foram os principais temas explorados por uma delegação de representantes de uma das mais renomadas instituições dos Estados Unidos focadas nas relações internacionais. A visita, no dia 06 de maio, foi a terceira à sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em dois anos por integrantes do Council on Foreign Relations (Conselho das Relações Exteriores, ou CFR em inglês).

O grupo de 30 executivos de diversas empresas e entidades foi recebido pela diretora-presidente da UNICA, Elizabeth Farina e pelo diretor de Comunicação Corporativa da entidade, Adhemar Altieri. O CFR se auto-denomina como independente e não partidário em sua missão de assessorar diversos públicos para melhorar o entendimento sobre políticas internacionais.

“Sucessivas visitas do CFR à UNICA demonstram o interesse dos mais diversos profissionais do mundo pelo etanol de cana como opção energética. A evolução do setor e as perspectivas nos próximos anos também chamam a atenção,” explica Altieri.

Durante apresentação aos visitantes, aspectos como o desempenho econômico, social e ambiental da indústria de cana-de-açúcar, a evolução dos automóveis flex que este ano completam 10 anos no mercado brasileiro e o uso da terra no Brasil atrairam a atenção dos visitantes. Os ajustes técnicos necessários para que um carro movido a gasolina seja flex também mereceram diversas perguntas.

Participaram do grupo executivos de diversas empresas, entidades e setores do governo americano, como a GE, American Express, Visa, Fundo Skoll, Banco Mundial, Mckinsey & Company e a subdivisão de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos.