fbpx

Feicana 2010: Projeto RenovAção é destaque em evento

10 de março de 2010

undefinedO início de atividades do Projeto Renovação foi um dos destaque desta terça-feira (09/03), primeiro dia da 8ª edição da Feicana/FeiBio, feira de negócios que ocorre de 9 a 11 de março em Araçatuba, São Paulo. O Projeto foi um dos principais temas em exposição no estande da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Maior iniciativa de treinamento e requalificação já implantada pelo setor sucroenergético no mundo, o RenovAção chamou a atenção não só de empresários e representantes do setor sucroenergético como de trabalhadores rurais.

Roseli Lima, Celeide Pereira e Cristiane Bezzera, ex-trabalhadoras do corte manual de cana, visitaram o estande da UNICA e contaram como projetos que seguem a mesma linha do RenovAção, já existentes e patrocinados por empresas do setor, podem transformar a vida de trabalhadores. Elas participaram de um curso de especialização e hoje atuam como operadoras de colheitadeiras na usina Mundial, pertencente ao grupo Cosan.

“Todo final de ano era a mesma coisa. Com o final de safra, quando ainda cortava cana manualmente, tinha que correr para achar outra forma de ganhar a vida, era muito difícil. Mas depois que fiz o curso consegui ter uma estabilidade financeira bem maior,” revela Cristina Bezerra, cujo novo trabalho lhe rendeu um inédito registro profissional com carteira assinada.

“Foram seis meses de cursos entre aulas prática e teóricas,” acrescenta Celeide Pereira, a operadora com mais idade entre as três e uma das primeiras mulheres da usina em que trabalha a se tornar operadora de máquina colheitadeira. “Não posso dizer que foi fácil, mas também não é difícil; basta ter vontade de aprender,” revela.

Os primeiros cursos do Projeto RenovAção foram lançados em fevereiro deste ano, nas cidades de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, ambas em São Paulo, com o objetivo de formar futuros motoristas canavieiros, operadores de colheitadeira, soldador, eletricista de trator, eletricista de colheitadeira e mecânico de trator. Na fase inicial do projeto, até 7 mil pessoas serão beneficiadas por ano, entre trabalhadores manuais da cana-de-açúcar e integrantes de comunidades nas seis maiores regiões produtoras do Estado.

Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto RenovAção tem como patrocinadores Syngenta, Grupo Case e John Deere e é uma resposta do setor sucroenergético ao avanço acelerado da mecanização da colheita em São Paulo. O fim da queima, com a consequente mecanização da lavoura de cana, é objetivo estabelecido no Protocolo Agroambiental assinado em 2007 entre o setor e o governo paulista. O fim do uso do fogo nos canaviais paulistas deve ocorrer até 2017.

“É muito importante divulgar iniciativas como o Projeto RenovAção em eventos como este, pois o público é qualificado e formador de opinião. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que mais de 20 mil pessoas visitem a Feicana este ano,” afirma Maria Luiza Barbosa, consultora de responsabilidade social corporativa da UNICA.