fbpx

UNICA reforçará potencial dos feitos de cana para desenvolvimento

22 de agosto de 2016

Setor sucroenergético se destaca como um dos principais protagonistas do plano assumido pelo Brasil na COP21
A indústria canavieira nacional tem um peso importante nas ambiciosas metas estabelecidas pelo governo brasileiro durante a Conferência do Clima (COP21), realizada em dezembro de 2015, em Paris. O esforço para que o País consiga reduzir as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 43% até 2030 (em comparação com os níveis de 2005) prevê a participação de 18% de biocombustíveis sustentáveis, incluindo o etanol carburante e outros produtos derivados dos canaviais, além de um aumento de pouco mais de 10% para 23% das fontes renováveis — eólica, solar e biomassa — na geração de energia elétrica.

O potencial da cana como fonte de energia limpa será reforçado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) durante a 24ª edição da Fenasucro & Agrocana, um dos maiores eventos da cadeia sucroenergética mundial, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, em Sertãozinho (SP). No segundo dia da feira (24/8), a entidade realizará, em parceria com o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), o VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade, encontro dedicado ao atual cenário e perspectivas do mercado de cogeração de energia a partir do bagaço e da palha de cana.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, participará da abertura do Seminário, quando serão discutidas as tendências de oferta e demanda do setor elétrico brasileiro, a competitividade da biomassa nos leilões de energia e os avanços da tecnologia para cogeração. “Hoje, o setor tem um papel fundamental no fornecimento de eletricidade pelas fontes de energias renováveis e sustentáveis, além de apresentar uma grande vantagem: ter como característica principal a produção previsível ao longo da safra, justamente no período hidrológico seco e crítico para o setor elétrico, contribuindo para garantir a segurança na gestão de um Sistema Interligado cada vez mais diversificado”, destaca a presidente da UNICA.

Em 2015, a biomassa da cana respondeu por pouco mais de 4% do consumo nacional de energia elétrica. Entretanto, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se o potencial técnico desta fonte for plenamente aproveitado, ela tem capacidade de representar 24% do consumo nacional na rede até 2024.

O Seminário CEISE Br/UNICA terá mediação do gerente de Bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, e contará com a participação de importantes nomes do setor energético, como secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix Carvalho Bezerra; o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), Newton Duarte; o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL), Reginaldo Almeida de Medeiros; entre outros.

Etanol

O etanol também aparecerá com destaque na Fenasucro & Agrocana 2016 por meio da Fórmula Inter, uma modalidade inovadora do automobilismo nacional que irá expor seus modelos de carro de corrida na feira sucroenergética. O diferencial desta nova categoria, lançada recentemente e voltada a pilotos amadores, fica por conta de um moderno conceito de associar alta performance com sustentabilidade: são veículos que atingem 250 km/h movidos a etanol, combustível renovável que em comparação com a gasolina oferece mais potência no motor com até 90% menos emissão de gases de efeito estufa.

“Conseguir aliar performance com sustentabilidade é uma das grandes vantagens competitivas do etanol brasileiro, reconhecido internacionalmente como o mais eficiente e sustentável do mundo, mas que ainda precisa ter suas externalidades positivas mais valorizadas no mercado interno”, ressalta Farina.

AGENDAS

24ª FENASUCRO & AGROCANA
Data: 23 a 26 de agosto
Horário de exposição: das 13h às 20h
Horário de eventos de conteúdo: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sertãozinho – São Paulo)
Mais informações: www.fenasucro.com.br

VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade
Data: 24 de agosto de 2016
Local: Centro de Eventos Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sertãozinho – São Paulo)
Horário: a partir das 9h00