13 de setembro de 2013

Entrou em funcionamento no dia 04/09 uma nova metodologia de análise de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que reduz prazos e aumenta a transparência e a qualidade das avaliações. O inovador “FINEP 30 Dias” também deve acelerar os processos de obtenção de financiamento.

Segundo o diretor Executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, a iniciativa vai beneficiar fortemente os projetos de geração de energia e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis voltadas para o setor sucroenergético. Segundo Sousa, a redução dos prazos de análise é drástica, o que deve incentivar empresas a inscreverem mais projetos.

“O processo como um todo se torna mais simples e objetivo, ajudando a superar alguns entraves que poderiam impedir o desenvolvimento de projetos, além de adiantar os requerimentos de financiamento e a solicitação de recursos,” explica.

Apenas 24 horas após a introdução do “FINEP 30 Dias, 90 empresas já haviam acessado o formulário digital. Segundo a FINEP, quatro companhias, sendo duas da área de energia e duas ligadas ao agronegócio, já completaram o pedido de financiamento e em 30 dias terão a avaliação e o enquadramento dos projetos finalizados.

O “FINEP 30 Dias” é baseado em uma comparação com a média do setor no qual a empresa solicitante está inserida, adotando-se como referência os dados publicados pela Pesquisa de Inovação (PINTEC), que avalia diversos setores empresariais e constrói indicadores. A PINTEC é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir destas informações é feita a análise financeira, com o diagnóstico de risco de crédito e a avaliação técnica, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação.

Para encaminhar os projetos, é preciso acessar o site da FINEP e preencher um formulário dividido em dois grandes temas: o Formulário Empresa e o Formulário Projeto. O primeiro contém informações necessárias à análise retrospectiva da empresa, e o segundo, à analise prospectiva, que inclui detalhes do projeto.

Os 30 dias da primeira fase começam a contar quando a FINEP recebe os dois formulários preenchidos e terminam no momento em que as condições financeiras e de contratação são informadas aos interessados.

Para obter mais informações no site da FINEP, clique aqui.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

UNICA destaca desafios do etanol no mundo durante Clube da Cana da FMC

UNICA destaca desafios do etanol no mundo durante Clube da Cana da FMC

A importäncia de unir esforços e acompanhar as mudanças que podem ocorrer no mercado de combustíveis fósseis nos próximos anos foi destacada pela presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, em sua participação na 18a edição do Clube da Cana, promovido pela FMC Agricultural Solutions. Ela vê o rápido cresciment

ler mais
UNICA destaca desafios do etanol no mundo durante Clube da Cana da FMC

Política de biocombustíveis na China deveria contemplar etanol

O governo chinês parece cada vez mais sintonizado com uma política de biocombustíveis nacional, apesar das dificuldades de produção que enfrenta em razão de uma série de fatores. Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a adesão da China a um projeto mais arrojado de biocombustíveis é bem-vinda, e deveria contemplar a importação

ler mais
UNICA destaca desafios do etanol no mundo durante Clube da Cana da FMC

UNICA inova com stand conceitual na Fenasucro

Um espaço amplo, com visual limpo, onde a entidade aparece integralmente em uma arquitetura que envolve o visitante e dá destaque à cana-de-açúcar. Foram estes os elementos que motivaram a União da Indústria de Cana-de-Açucar (UNICA) a desenvolver um stand diferenciado na XVII Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro)

ler mais