fbpx

FINEP agiliza projeto de inovação em geração de energia sustentável

13 de setembro de 2013

Entrou em funcionamento no dia 04/09 uma nova metodologia de análise de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que reduz prazos e aumenta a transparência e a qualidade das avaliações. O inovador “FINEP 30 Dias” também deve acelerar os processos de obtenção de financiamento.

Segundo o diretor Executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, a iniciativa vai beneficiar fortemente os projetos de geração de energia e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis voltadas para o setor sucroenergético. Segundo Sousa, a redução dos prazos de análise é drástica, o que deve incentivar empresas a inscreverem mais projetos.

“O processo como um todo se torna mais simples e objetivo, ajudando a superar alguns entraves que poderiam impedir o desenvolvimento de projetos, além de adiantar os requerimentos de financiamento e a solicitação de recursos,” explica.

Apenas 24 horas após a introdução do “FINEP 30 Dias, 90 empresas já haviam acessado o formulário digital. Segundo a FINEP, quatro companhias, sendo duas da área de energia e duas ligadas ao agronegócio, já completaram o pedido de financiamento e em 30 dias terão a avaliação e o enquadramento dos projetos finalizados.

O “FINEP 30 Dias” é baseado em uma comparação com a média do setor no qual a empresa solicitante está inserida, adotando-se como referência os dados publicados pela Pesquisa de Inovação (PINTEC), que avalia diversos setores empresariais e constrói indicadores. A PINTEC é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir destas informações é feita a análise financeira, com o diagnóstico de risco de crédito e a avaliação técnica, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação.

Para encaminhar os projetos, é preciso acessar o site da FINEP e preencher um formulário dividido em dois grandes temas: o Formulário Empresa e o Formulário Projeto. O primeiro contém informações necessárias à análise retrospectiva da empresa, e o segundo, à analise prospectiva, que inclui detalhes do projeto.

Os 30 dias da primeira fase começam a contar quando a FINEP recebe os dois formulários preenchidos e terminam no momento em que as condições financeiras e de contratação são informadas aos interessados.

Para obter mais informações no site da FINEP, clique aqui.