fbpx

Fórum na Califórnia reconhece sustentabilidade do etanol de cana-de-açúcar

0
28 de maio de 2008

As qualidades ambientais do etanol brasileiro foram apresentadas pelo representante-chefe da UNICA nos Estados Unidos, Joel Velasco, no 5° Fórum sobre Bioenergia, Sustentabilidade e Análise de Ciclo de Vida. O evento que acontece do dia 28 a 30 de maio, em Sacramento, Califórnia, é organizado pela “California Biomass Collaborative”.

“O fórum foi muito bom para o setor, pois, em todas as oportunidades de debate, o etanol brasileiro correspondeu às expectativas”, afirmou Velasco.O executivo da UNICA participou do painel “Produzindo Biomassa e Bioenergia” e concedeu uma palestra intitulada a “Sustentabilidade da Indústria Brasileira de Cana-de-Açúcar”. 

Velasco demonstrou aspectos da sustentabilidade do setor sucroalcooleiro do Brasil, com base em dados sobre a capacidade de redução das emissões de gases de efeito estufa pelo etanol e estudos que confirmam que a lavoura de cana-de-açúcar é mais eficiente do que as pastagens na absorção de gás carbônico da atmosfera. 

O executivo da UNICA ressaltou a liderança do setor em geração de bioeletricidade. De acordo com dados do Ministério das Minas e Energia, a cana-de-açúcar é a principal fonte renovável de energia do Brasil contribuindo com 16% da matriz energética nacional. Velasco lembrou que a auto-suficiência energética do setor colabora ainda mais na redução dos gases de feito estufa. Para a Califórnia o tema é importante, já que a demanda por eletricidade no estado é maior do que sua capacidade de produção. 

O presidente da comissão de energia da Califórnia, Jim Boyd, disse que o governo do estado tem uma política de redução da emissão de carbono e que, para atingir resultados, mantém um controle rígido sobre os combustíveis. “A Califórnia se mantém comprometida com o uso de biocombustíveis produzidos de forma sustentável”, reforçou Boyd.

A UNICA participa do evento dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.