Funcionários da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de produção e transformação da cana-de-açúcar em etanol combustível. Nos dias 12 e 13 de agosto, por intermédio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o grupo, formado por 26 pessoas, esteve na sede do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba (SP), onde foi ministrado o curso “Produção de etanol no Brasil”, coordenado pelo gerente geral de Produtos do CTC, Luiz Antônio Dias Paes. Durante esse período, os técnicos da ANP também visitaram a usina Iracema, com o objetivo de verificar na prática o que aprenderam dentro da sala de aula.
“Todos os participantes foram unânimes em reconhecer a excelência dos ensinamentos sobre o processo de produção de etanol,” avaliou Carlos Orlando Enrique da Silva, superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP.
Além das várias etapas produtivas da cana, os técnicos também obtiveram detalhes a respeito das novas tecnologias utilizadas na produção sustentável do combustível renovável brasileiro, o que tem permitido saltos de produtividade no campo e na indústria nos últimos anos. Eles conheceram, ainda, como são definidos os padrões de qualidade e especificação do etanol, na aula ministrada pelo consultor em Qualidade e Especificação da Unica, José Silva Junior, e obtiveram informações sobre os procedimentos de estocagem do etanol nas usinas e o processo de formação de preço do produto, com a pesquisadora do Cepea, Miriam Bachi.
“Consideramos esse curso uma excelente oportunidade para aumentar o conhecimento técnico da ANP sobre o setor produtivo do etanol, o que será de grande valia nas suas atividades regulatórias e fiscalizadoras do abastecimento nacional de combustíveis,” destaca Luciano Rodrigues, gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA, que acompanhou o grupo durante os dois dias de curso.