fbpx

Furlan visita primeira usina brasileira em El Salvador

0
5 de junho de 2006

Em 02/06, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e a presidente em exercício de El Salvador, Ana Vilma de Escobar, visitaram o primeiro empreendimento conjunto dos dois países na área de biocombustíveis, informou o Ministério.

A ARFS (American Renewable Fuel Suppliers) é uma usina desidratadora de álcool localizada em Sonsonate (Puerto de Acajutla) com capitais da brasileira Crystalsev, da norte-americana Cargill, da Compañia Azucareira Salvadoreña (CASSA) e ainda o brasileiro PNCP Participações.

A planta, que teve um custo de US$ 13 milhões, abastece o mercado norte-americano e exporta 60 milhões de galões/ano (227 milhões de litros). O gerente-geral da usina, Paulo Costa, afirma que a empresa pretende ampliar seu fornecimento aos mercados locais da América Central e começará em breve a atender o mercado do Havaí com 15 milhões de litros/mês.

O álcool desidratado na usina chega por navio do Brasil e da China e desembarca nos Estados Unidos na forma de álcool anidro, sem a taxa de US$ 0,54/galão que o produto proveniente do Brasil é obrigado a pagar.