fbpx

Futuros empresários refletem sobre os desafios da sucessão

0
3 de novembro de 2008


Os desafios e as oportunidades dentro das empresas deram o tom para o segundo encontro do Projeto UNICA Jovem nesta sexta-feira (31/10/2008) em Batatais (SP). O grupo, voltado à integração e o desenvolvimento de sucessores que já atuam no setor sucroenergético, centrou suas atenções na importância da continuidade e de uma boa administração, pontos essenciais para todas as empresas e particularmente para as familiares.


Reunidos na Usina Batatais, associada da UNICA e cooperada da Copersucar localizada na cidade do mesmo nome, os jovens foram recebidos pelo diretor administrativo da empresa, Renato Santacini, que apresentou um vídeo institucional e fez uma breve explanação sobre a indústria. Também participaram o proprietário da usina, Bernardo Biagi, e seu filho e integrante do Projeto UNICA Jovem, Baudilio Biagi Neto.





Palestra da consultora Renata Bernhoeft: importância do preparo profissional O grupo conheceu a área industrial da usina, trocou experiências e técnicas sobre os processos industriais do etanol, açúcar e bioeletricidade, e acompanhou palestra da consultora Renata Bernhoeft sobre a importância do preparo profissional dos jovens para a boa administração dos negócios que vão herdar no futuro.


Ela baseou sua apresentação em uma frase de seu pai, o fundador da Consultoria Societária Bernhoeft, especializada em gestão de empresas familiares: "Empreendedor é aquele que constrói; empresário é o que perpetua sua obra."




De acordo com a relações institucionais da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) e coordenadora do projeto, Carolina Costa, uma empresa familiar não deve dar continuidade apenas aos negócios de uma família, mas também a todos os projetos de seu entorno, já que é responsável por uma rede de desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde está inserida.


O encontro teve ainda a participação da consultora de responsabilidade social coorporativa da UNICA, Iza Barbosa, e da integrante da equipe da UNICA em Ribeirão Preto, Juliana Requena. Segundo Barbosa, “esses jovens já têm uma conscientização muito forte sobre economia sustentável e a própria existência do UNICA Jovem é um reflexo disso”.