Na quinta-feira (22/02), representantes de 68 usinas sucroenergéticas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) estiveram reunidos na sede da entidade para receberem o Selo Energia Verde, emitido pelo Programa de Certificação de Bioeletricidade. As empresas contempladas devem gerar neste ano 17,7 mil GWh de bioeletricidade da biomassa da cana, dos quais 66% serão exportados para o Sistema Interligado Nacional e o restante usado nas plantas industriais que produzem etanol e açúcar.
Zilmar Souza a frente dos representantes das empresas contempladas com o Selo Energia Verde“Em termos comparativos, o volume produzido representa 10,7% do consumo nacional industrial de energia de 2017 ou o consumo de energia de 9,4 milhões de residências, evitando emissões de cerca de 6,6 milhões de CO₂ na atmosfera, marca que somente seria atingida com o cultivo de 47 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos”, comenta Zilmar de Souza, gerente de Bioeletricidade da UNICA.
O programa é uma iniciativa da UNICA com a cooperação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL). Tem como principais objetivos oferecer ao mercado livre a possibilidade de mostrar a preocupação com o consumo responsável e estimular a expansão da bioeletricidade.
Os consumidores no mercado livre que adquirirem a energia da usina certificada diretamente da usina sucroenergética ou de comercializadora associada à ABRACEEL podem, desde que obedecendo as diretrizes do Programa, requerer o Selo Energia Verde. A certificação é fornecida pela UNICA sem qualquer custo financeiro.
Para a entrega dos selos, estiveram Elizabeth Farina, diretora-presidente da UNICA, Rodolfo Aiex, gerente executivo de atendimento da CCEE, e Amanda Ferraz, assessora de relações institucionais da ABRACEEL. A cerimônia foi realizada no mesmo dia da palestra mensal “Condições de Demanda e Oferta do Setor Elétrico Brasileiro, ministrada por especialistas do setor elétrico, outra iniciativa da UNICA.
As usinas sucroenergéticas e seus representantes que participaram do evento foram:
Atvos – Luiz Henrique Dias
USJ Açúcar e Álcool – Luciana Portellinha
Cofco Brasil – Eduardo Henrique Oliveira
Cocal – Ailton Leite dos Santos
Grupo Balbo – Márcio Comin
Grupo São Martinho – Gabriela Carvalho e Fernanda Silva
Raízen – Mauro Nardo
Biosev – Valesca Godoy
Tereos e Usina Vertente – Samuel Oliveira
Pitangueiras – Marcelo Nishida
Zilor – Luiz Capelari
Mais informações
Fotos do evento e da entrega dos certificados (aqui).
Lista das unidades produtoras participantes do Programa de Certificação da Bioeletricidade UNICA/CCEE/ABRACEEL.
Sobre o Selo Energia Verde (aqui).