fbpx

Global Alliance defende Rodada de Doha

0
26 de abril de 2007

A Global Alliance for Sugar Trade Reform and Liberalisation, que representa 80% dos produtores de açúcar de cana do mundo, pediu ao Congresso norte-americano que assuma a liderança no desenvolvimento da Lei Agrícola de 2007, com o propósito de revigorar a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), especialmente nas questões relativas a produtos sensíveis, como é o caso do açúcar.
Também enfatizou o acesso aos mercados como prioridade nas negociações. A Global Alliance, formada por África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Guatemala, Índia, e Tailândia, que se reuniu em 19 de abril em Washington, entende que a retomada da Rodada de Doha levará à segurança alimentar e energética e criará oportunidades tanto para as nações ricas, como para as pobres.
Para tanto, a liderança dos Estados Unidos, todos os ministros da OMC e outros, que buscam o verdadeiro resultado da liberalização, terão condições de dar sinais claros de compromisso político tão necessário para se conseguir um bom acordo.