12 de março de 2009

Um grupo de governadores americanos se diz otimista com a proposta de aumentar a mistura de etanol na gasolina de 10% para 13%, segundo a agência internacional de notícias Reuters. Os membros da Coalizão dos Governadores pelos Biocombustíveis exigem que a agência de proteção ambiental americana (U.S. Environmental Protection Agency, ou EPA) publique um parecer favorável à venda de gasolina com mais etanol.

A resposta da administração do presidente Barack Obama foi encorajadora, segundo o governador do Estado de Iowa, Chet Culver, que é vice-presidente da coalizão. De acordo com Culver, Obama e o ministro da agricultura americano Tom Vilsack têm dado apoio aos governadores interessados em ampliar o uso de biocombustíveis para reduzir a dependência do petróleo.

“A EPA deverá analisar com seriedade à medida que estabelece a mistura de 13% e nós a encorajamos”, afirmou Culver à Reuters. “Nós estamos otimistas e acreditamos que temos pessoas no lugar certo, como Vilsack, que pode nos ajudar com isto”.
O governador de Dakota do Norte, John Hoeven, presidente da coalizão, acredita que a EPA deverá tomar alguma decisão dentro de semanas ou poucos meses. Segundo Hoeven, o aumento para 13% seria apenas um primeiro passo, já que os governadores querem manter os esforços para aumentar ainda mais a mistura de biocombustível na gasolina.

Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), maior entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, um aumento da mistura no mercado americano poderia favorecer as exportações brasileiras. “Muitos países tem os EUA como referência técnica e ambiental para uso do etanol em mistura com a gasolina. Por essa razão, o aumento da mistura para 13% naquele país pode  também ser um indutor de mudança de demanda em outros mercados”, disse Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA.

Os produtores de etanol de milho, nos Estados Unidos, têm se esforçado para recuperar lucros ultimamente, devido à volatilidade dos preços do milho e do petróleo. Algumas empresas foram à bancarrota e um quinto da capacidade de produção de etanol está ocioso. Produtores de etanol têm pressionado pelo aumento da mistura para taxas de 20%, o que estimularia o setor produtor, entretanto as montadoras de veículos têm resistido à proposição temendo a ocorrência de problemas de campo com veículos mais antigos.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Conferência Internacional de Sustentabilidade

Conferência Internacional de Sustentabilidade

De 19 a 22 de junho, o Instituto Ethos realizará a Conferência Internacional 2006 ? o papel da empresa responsável em uma sociedade sustentável, no Hotel Transamérica, Av. das Nações Unidas, 18.591, São Paulo (SP). Mais informações no site www.ethos.org.br....

ler mais
Conferência Internacional de Sustentabilidade

Moagem de cana cresce 7,5% desde início da safra

O volume de cana-de-açúcar processado na atual safra até 16 de novembro pelas unidades produtoras da principal região canavieira do País, o Centro-Sul, atingiu 471,5 milhões de toneladas, 7,5% acima do total no mesmo período da safra anterior. Apesar do avanço em termos de volume, a quantidade total de produtos obtidos da cana processada só av

ler mais
Conferência Internacional de Sustentabilidade

UNICA vê sinais claros de volta á normalidade no mercado de etanol

Na medida em que mais usinas começam suas atividades para a safra 2011/2012 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do país, aumenta a oferta de etanol e começa a acontecer uma queda gradual de preços na usina, tanto do etanol anidro quanto do hidratado. Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), esse é o cenário que vem sendo antecip

ler mais