fbpx

Governo brasileiro garante sustentabilidade do etanol na Europa

0
4 de fevereiro de 2008

Em meio a crescentes críticas aos biocombustíveis, representantes do governo brasileiro saíram em defesa do etanol de cana-de-açúcar como fonte de energia limpa e renovável durante reunião sobre mudanças climáticas, realizada nesta terça-feira (04/02/2008), em Bruxelas, com a participação de ministros do Meio Ambiente da União Européia (UE), América Latina e Caribe.


Segundo fontes diplomáticas, a embaixadora do Brasil na UE, Maria Celina de Azevedo Rodrigues, que participou do encontro em substituição à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ?ofereceu todo tipo de garantias” sobre a sustentabilidade da produção de etanol.

As garantias foram oferecidas um dia depois de vários países da UE manifestarem dúvidas sobre a proposta da Comissão Européia de impulsionar a utilização dessa fonte de energia.

Para o diretor-executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, “o balanço energético do etanol de cana, só para citar um exemplo, é mais de duas vezes superior ao de qualquer outro tipo de etanol produzido com outras matérias-primas, ou seja, para cada unidade de combustível fóssil pode-se produzir 8,3 unidades de energia limpa na forma de etanol de cana, enquanto outras matérias-primas conseguem apenas a proporção de um para três, aproximadamente”.

Representantes de cerca de 60 países participaram do encontro, voltado a delinear posições comuns a serem debatidas na próxima cúpula de ministros do meio ambiente, a ser realizada em maio, em Lima.