fbpx

Governo paulista celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

11 de junho de 2014

O Governo do Estado de São Paulo reconheceu a importância da parceria mantida com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e as suas indústrias associadas, produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, no apoio das ações de combate a incêndios florestais e em áreas rurais no âmbito da Operação Corta Fogo. A ‘Corta Fogo’ é o programa estadual de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). O reconhecimento ocorreu na última quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Representando a UNICA, o diretor Executivo, Eduardo Leão de Sousa, recebeu das mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, uma placa em homenagem à relevante ação de preservação ambiental no setor sucroenergético que a entidade realiza em cooperação com a SMA, a Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros.

“Ficamos lisonjeados com o reconhecimento do governo, pois atuamos num setor altamente preocupado com a sustentabilidade, a preservação e a recuperação ambiental e a Operação Corta Fogo é um exemplo emblemático deste nosso compromisso. Muitos não sabem, mas em cidades de menor porte, os recursos de combate a incêndio das usinas associadas à UNICA são frequentemente requisitados pelas próprias administrações municipais,” conclui Sousa.

Durante o evento, que além da presença do governador, também contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Rubens Rizek, foi anunciado um pacote com diversas ações que visam conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação, além da assinatura de decretos e a divulgação de ações que visam à conservação do meio ambiente.

“O estado de São Paulo é inovador, pioneiro em políticas ambientais. E todas as iniciativas de preservação ambiental contribuem para o futuro das gerações”, ressaltou o secretário Rubens Rizek.

Além da preocupação no combate a incêndios, outros itens também estiveram em pauta, entre eles a proteção da fauna, o incentivo a restauração das matas ciliares, o gerenciamento de resíduos sólidos e a educação ambiental.

“As conquistas em relação ao meio ambiente são diversas, mas os desafios são cada vez maiores,” destacou o governador Geraldo Alckmin.