Um abatimento nos impostos cobrados para a importação de componentes tecnológicos usados em carros híbridos poderia viabilizar o lançamento destes modelos com motores flex no Brasil. O engenheiro da Honda e chefe do departamento de Relações Institucionais da empresa, Alfredo Guedes, afirma que por conta do alto custo de produção a ajuda oficial é chave para que a indústria automobilística consiga produzir e vender modelos híbridos a um preço final viável para o consumidor.
Para o executivo, embora a montadora ainda necessite desenvolver o projeto, “não há qualquer impedimento técnico para se fabricar um carro híbrido com motor movido a gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis no Brasil.” Entretanto, afirma, “antes de acionar a linha de montagem, o mais importante é fazer com que o governo enxergue o potencial ecológico desse produto e de alguma forma ofereça incentivos para que estes carros ganhem o mercado nacional.”
Para mostrar a importância dos subsídios governamentais para o processo de consolidação da tecnologia híbrida na indústria automotiva, Alfredo Guedes cita o caso do Japão, onde o governo concede incentivos fiscais desde 2009. Ali, a Honda conseguiu desenvolver o modelo híbrido mais barato do mercado nipônico, o FIT híbrido, um dos líderes de vendas. “Com o apoio governamental, o preço fica de 5 a 10% maior do que um carro com motor à combustão. Não fossem estes incentivos, o preço ficaria 35 a 40% superior,” ressalta Guedes.
Custo ainda alto
O consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, avalia que embora a tecnologia híbrida seja a mais eficiente em termos de economia de combustível e desempenho ambiental, o custo de produção acaba deixando o produto muito caro para o consumidor. “Por ser uma tecnologia mais complexa, este tipo de veículo requer dois sistemas de propulsão, o que tem impacto econômico na fabricação do carro e na sua manutenção,” explica.
O primeiro modelo a combinar motor elétrico e a combustão produzido em série foi o Toyota Prius, lançado no Japão em 1997. Mas foi só em 2010 que os carros híbridos começaram a chegar ao Brasil, com lançamentos anunciados pelas montadoras Ford, Porsche, BMW, a chinesa JAC e a Mercedes-Benz durante o 50º Salão do Automóvel em São Paulo. Os modelos híbridos disponíveis no mercado brasileiro são, em geral, da categoria luxo. Alguns exemplos são o Mercedes-Benz S 400 Hybrid, que custa R$ 430 mil, o Ford Fusion Hybrid, com preço de R$ 150 mil e o BMW Série 7, na faixa dos R$ 650 mil.