Devido à indefinição do governo federal quanto às datas do Leilão de Energia de Reserva, a iniciativa privada está se antecipando para adquirir a energia de cogeração. Com vistas no segmento de bioeletricidade, está sendo organizado a 2º BIO-COOMEX-2008, leilão de eletricidade gerada por biomassa, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio deste ano, pela Internet.
Segundo Onorio Kitayama, especialista em bioeletricidade da UNICA, as indefinições em relação aos leilões no mercado regulado abrem espaço para que os empreendedores apostem no mercado livre.
“É a iniciativa privada tentando encontrar um nicho de mercado na falta de uma melhor visão dos organizadores dos leilões oficiais do governo”, disse Kitayama. “Bom proveito e bom preço, pois os consumidores estão se interessando”.
Os contratos de compra e venda de energia elétrica serão constituídos diretamente entre os compradores finais e os vendedores, com liquidações financeiras e garantias aportadas bilateralmente. O preço mínimo por Mega Watt Hora (MWh) será de R$ 165.
Serão comercializados produtos diferentes de acordo com o período. De junho de 2008 a dezembro de 2009, serão oferecidos produtos mensais de Energia Incentivada e Convencional. Para janeiro de 2010, os produtos anual e sazonal.
A ficha cadastral, treinamento e outras informações a respeito do edital do 2° BIO-COOMEX podem ser encontradas no site www.coomex.com.br.