fbpx

Instituto Icone celebra seis anos e UNICA é homenageada

17 de julho de 2009

O Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) comemorou, nesta quinta-feira (16/07/09), seis anos de atividades voltadas ao agronegócio. Durante cerimônia realizada no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, seis personalidades foram homenageadas, entre elas Marcos Jank, idealizador do Instituto e atual presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).

“Entidades são mais importantes do que pessoas. O Icone mostra com a sua longevidade e trabalho que adotou as pessoas corretas, no momento adequado. E que mesmo com as trocas de equipe, o sucesso da entidade prevaleceu”, avaliou Jank.

Além do presidente da UNICA, foram homenageados Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Maurício Fischer, presidente Instituto Riograndense do Arroz (IRGA);  Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef); Luciano Schweizer, especialista do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin – BID);  Christian Lohbauer, ex-presidente da Abef que saiu abrir uma nova associação voltada a indústria de suco de laranja.

Avanços

Durante a comemoração que reuniu cerca de 150 pessoas, André Nassar, diretor geral do Instituo e Rodrigo Lima, gerente geral, relataram as experiências vivenciadas no Icone e a forma como a entidade progrediu e conquistou mais grupos ao longo dos anos.

Jank recebe é presenteado com um quadro por Saulo Nogueira, pesquisador do Icone – Foto: Digna Imagem Atualmente o Icone está envolvido em projetos e estudos sobre biocombustíveis, mudança do uso da terra, emissões de gases de efeito estufa, certificações e padrões privados ao comércio, além dos impactos que estas variáveis provocam no plano das mudanças climáticas.

Sobre o Icone

Sem fins lucrativos, O Icone é um importante centro de estudos do agronegócio. Por meio de pesquisas aplicadas no campo econômico e regulatório, destaca-se pela geração de informações apuradas, que antecipam tendências no plano da produção e do comércio de produtos agrícolas.

Nos últimos dois anos,  o Instituto realizou 11 publicações, 21 documentos de trabalho, 39 documentos e estudos reservados ao Governo Brasileiro, 94 palestras, 59 artigos em jornais e revistas de grande circulação e 13 projetos de pesquisa entre outras conquistas.

Como membros permanentes mantenedores do Instituto estão a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Abef e a UNICA.  A entidade possui também convênios com a Fiesp e o IRGA, além de apoio institucional do Fumin – BID.