fbpx

Itaú recebe Selo Energia Verde da Unica

16 de janeiro de 2023
biomassa de cana gera energia elétrica

O Itaú Unibanco foi a primeira comercializadora de energia elétrica certificada com o “Selo Energia Verde” de 2023 da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica). O programa de certificação conta com parceria da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Atualmente, o Selo Energia Verde conta com 22 usinas produtoras de bioeletricidade sucroenergética. O programa foi criado em 2015 com o objetivo de certificar comercializadoras que adquirem energia elétrica para revenda advinda de produtoras sucroenergéticas. Essa energia elétrica é renovável e sustentável, produzida por meio da biomassa da cana-de-açúcar.

“Em 2023, as instalações certificadas devem produzir 4,2 mil GWh, o suficiente para atender 2,2 milhões de unidades consumidoras residenciais no ano, evitando a emissão de mais de um milhão tCO2, marca que seria atingida através do cultivo de 7,2 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos”, afirma o gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza.

O Selo Energia Verde é a primeira inciativa no mundo focada estritamente no setor sucroenergético, com renovação anual e sem qualquer custo para os agentes.