O Projeto UNICA Jovem faz com que futuros líderes do setor sucroenergético reflitam sobre as mudanças de paradigma que estão acontecendo, que incluem a busca permanente pela transparência, diálogo e a troca de informações. O comentário foi feito nesta sexta-feira (13/02/09) pelo presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Sawaya Jank, durante o primeiro encontro de 2009 do UNICA Jovem.
Em sua apresentação ao grupo de jovens na sede da entidade, ele destacou as realizações de 2008 e os principais temas e projetos que estão na pauta de 2009, destacando as mudanças climáticas como tema central do ano para o setor. A 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU em Mudanças Climáticas (COP-15), que acontece em dezembro deste ano, em Copenhague, será fundamental para as metas de controle de emissões de gases poluentes e para a elaboração de um documento que possa substituir o Protocolo de Kyoto.
“O Brasil poderá liderar este debate e também lucrar com ele. O etanol tem tudo a ganhar com o avanço das discussões sobre mudanças climáticas, pois é uma das únicas soluções para o mundo reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”, comentou Jank, lembrando que comparado com a gasolina, o etanol de cana-de-açúcar emite 90% menos gases de efeito estufa.
Para os participantes do UNICA Jovem, o projeto não é só um grande aprendizado, mas também uma oportunidade para interagir com outros sucessores e discutir novas oportunidades para o setor. “Além da criação de uma rede de contatos, todo mundo pode se conhecer melhor e trocar informações. Acho que o encontro serve para todo mundo ficar ligado no que está acontecendo no setor”, afirmou Andrea Biagi, da usina SantelisaVale.
“Desde o início do ano, estamos colhendo idéias e compartilhando estratégias, pois este é o grande objetivo do UNICA Jovem: capacitar a nova geração dentro de um contexto institucional”, afirmou a relações institucionais da UNICA e coordenadora do projeto, Carolina Costa.
O projeto UNICA Jovem tem apoio do Núcleo de Jovens Empreendedores da Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e está aberto a jovens ligados aos atuais gestores e acionistas de empresas associadas à UNICA.