O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou um presente especial do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Sawaya Jank: uma versão exclusiva, ampliada, do “Mapa da Cana-de-Açúcar”, produzido pela associação para mostrar onde se localizam as lavouras e indústrias de cana no País.
A entrega simbólica foi feita nesta sexta-feira (21/11/2008) durante visita do presidente ao evento Brasil Biocombustíveis, realizado paralelamente à 1ª Conferência Internacional sobre Biocombustíveis no Hotel Grand Hyatt de São Paulo. Lula conheceu o mapa ao lado de Jank, diante de uma réplica transferida para um painel que ficou em exposição durante o evento, que termina nesta sexta-feira.
Minc, Lula e Jank, de costas, observam o Mapa da Cana Lula também visitou o stand da UNICA ao lado de Jank, onde conheceu o material informativo elaborado pela entidade sobre a indústria brasileira da cana-de-açúcar para distribuição internacional. O presidente afirmou que gostaria de ver o material da UNICA disponível em todas as embaixadas brasileiras. São pastas, mapas e folhetos informativos de diversos tipos, que retratam o histórico do setor sucroenergético e explicam a experiência brasileira de mais de três décadas de produção e uso do etanol como combustível em escala comercial.
O Mapa da Cana-de-Açúcar no Brasil
“O presidente Lula tem sido inequívoco em seu apoio ao etanol brasileiro de cana-de-açúcar. É com grande satisfação que produzimos uma edição especial do Mapa da Cana-de-Açúcar que agora será entregue em Brasília, e que só terá um exemplar similar, a ser exposto na sede da ÚNICA,” afirmou Jank.
Presidente Lula com Satoshi Yokota, VP de planejamento estratégico da Embraer e responsável pelo projeto do avião Ipanema, movido a etanol Lula também conheceu o ônibus movido a etanol levado ao evento pela UNICA, e ouviu de Jank uma explicação sobre a forte redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa que o veículo proporciona. Fabricado na Suécia, o ônibus está em testes em São Paulo dentro do projeto BEST (Bio Ethanol Sustainable Transport, ou Etanol para o Transporte Sustentável), coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) com apoio da União Européia.
Outra atração do evento que chamou a atenção do presidente foi o avião Ipanema, da Embraer, que utiliza etanol como combustível. Lula recebeu das mãos do vice-presidente de planejamento estratégico e desenvolvimento tecnológico da Embraer, Satoshi Yokota, uma replica do Ipanema, que é utilizado em lavouras de diversas culturas no Brasil na aplicação de defensivos e outros produtos.
Para ler o discurso do presidente Lula no evento, escolha o idioma abaixo:
– Português
– Inglês