Na tarde desta terça-feira (24/04), o ex-prefeito João Doria Junior esteve reunido com empresários do setor sucroenergético na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo, onde participou da abertura da última reunião do Conselho Deliberativo da entidade no mês de abril.
No encontro, Doria abriu seu discurso agradecendo o suporte dado por Rubens Ometto, Pedro Mizutani e Plínio Nastari, empresário, presidente do Conselho da UNICA e presidente da Consultoria Datagro, respectivamente, no esclarecimento questões importantes ligadas à cadeia canavieira.
“Na semana passada, tomei uma aula sobre o Programa RenovaBio e particularidades do mundo agro, principalmente do setor sucroenergético. Este intenso seminário surgiu fruto de uma boa conversa com o [ex-ministro] Roberto Rodrigues “, afirmou o Doria, que no início de abril deixou a Prefeitura da capital para disputar a candidatura pelo governo do Estado nas eleições em outubro.
O ex-presidente da UNICA, Marcos Jank, também marcou presença na reunião da entidade. O atual presidente da Aliança Agro Ásia Brasil, organização responsável por intermediar o contato entre o empresariado brasileiro e stakeholders da Ásia, falou sobre temas estratégicos e oportunidades comerciais para o segmento sucroenergético na China e outros mercados asiáticos.
RenovaBio
O Programa RenovaBio vai induzir, em 10 anos, a redução da intensidade de carbono dos combustíveis, em conformidade com as metas assumidas pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, e inovações tecnológicas no setor. As distribuidoras que comercializarem gasolina e/ou diesel deverão comprar os CBios, certificados de redução de emissões de gases de efeito estufa, títulos financeiros emitidos pelos produtores de biocombustíveis. Posteriormente, estes créditos serão comercializados na Bolsa de Valores. Nos últimos dias, o Diário Oficial da União (DOU) publicou o Decreto nº 9.308 estabelecendo a governança da definição de metas e criando o Comitê RenovaBio.