fbpx

Jornalistas automotivos conhecem produção de etanol após Stock Car

11 de junho de 2010

O etanol foi a principal atração de uma programação especial na região de Ribeirão Preto (SP) nos dias 6 e 7 de junho, voltada para 30 jornalistas que cobrem o setor automotivo. O grupo, que incluiu profissionais de imprensa de diversos estados, assistiu à corrida inaugural da Stock Car em Ribeirão Preto no domingo (06/06), movida a etanol, e conheceu o processo de produção do biocombustível no dia seguinte (07/07) durante visita à Usina São Martinho, em Pradópolis.

“Foi uma excelente oportunidade para que o grupo pudesse ver de perto o que está por trás de toda a tecnologia flex, o mesmo combustível utilizado na corrida de Stock Car que assistiram no dia anterior,” comentou o gerente de marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Leandro Pampin. A visita foi organizada em parceria pelo Projeto AGORA, do qual a UNICA participa, e pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO).

Para a maioria dos jornalistas, a visita à São Martinho, maior usina de processamento de cana-de-açúcar do mundo, foi a primeira oportunidade de acompanhar como é produzido o etanol que abastece veículos brasileiros em grande escala desde a década de 70. O mesmo etanol, que voltou a ser utilizado pela Stock Car este ano com apoio da UNICA, foi o combustível da principal categoria do automobilismo nacional por 19 anos até 2000, quando a gasolina foi adotada.

“O processo de produção da São Martinho, e particularmente a escala e a logística, impressionaram muito os jornalistas. Foi uma experiência muito positiva e alinhada com os objetivos do Projeto AGORA, que tem como uma de suas prioridades levar esclarecimentos sobre a indústria da cana-de-açúcar ao grande público, inclusive através dos profissionais da comunicação,” comentou Pampin.

No domingo, o grupo acompanhou a corrida de um camarote especial, fruto de uma parceria do Projeto AGORA, do Grupo Cosan e da VICAR, empresa organizadora do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Realizada em um novo circuito de rua construido especialmente para o evento, a corrida foi vencida pelo piloto Átila Abreu, da equipe AMG.

O etanol utilizado pela Stock Car é fornecido com exclusividade pela Esso, marca que no Brasil é administrada pelo Grupo Cosan. Para viabilizar a volta do biocombustível de cana à categoria, foi desenvolvido um novo motor V8, com sistema de ignição especialmente criado pela Bosch do Brasil.

O Projeto AGORA é a principal iniciativa de comunicação e marketing integrado do setor sucroenergético brasileiro e uma das maiores do agronegócio nacional, reunindo as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Amyris, Basf, BP, FMC e SEW Eurodrive, todas ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Também participam do AGORA entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de cinco estados: ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); SIAMIG (Sindicato da Indústria deFabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); UNICA e a ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul).

Fotos: Fernando Battistetti