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Jornalistas chineses ampliam conhecimento sobre sucroenergético

6 de agosto de 2010

Em uma maratona de visitas a uma série de empresas e entidades brasileiras, um grupo de jornalistas representando alguns dos principais veículos de comunicação da China fez uma parada na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) nesta segunda-feira (02/08), para aprimorar seus conhecimentos sobre o setor sucroenergético. A visita é um complemento à participação brasileira na Expo Xangai 2010, megaevento que começou no dia 1 de maio, tem participação brasileira organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e vai até 31 de outubro.

“Estamos organizando diversas ações para que o Brasil apareça ainda mais na mídia chinesa, pois o público comum ainda pouco sabe sobre o País. E mesmo os jornalistas têm poucas informações técnicas sobre os setores da nossa economia. Queremos que esses jornalistas conheçam melhor o Brasil, para divulgar o país na China de forma qualificada,” afirmou Ana Claudia Barbosa, coordenadora de comunicação do pavilhão Brasil na Expo Xangai 2010. Além da UNICA, os jornalistas chineses visitaram a Embrapa, Embraer, Natura, Petrobras e Vale, esta última patrocinadora oficial do Brasil na Expo Xangai.

Na entidade eles foram recebidos pelo Diretor de Comunicação Corporativa, Adhemar Altieri, que fez uma apresentação sobre o setor e conversou com o grupo: “Os chineses buscaram principalmente informações sobre o funcionamento da tecnologia flex e do processo de produção do etanol de cana-de-açúcar.”

Entre os veículos representados pelos profissionais que visitaram a UNICA estão a edição chinesa do Financial Times, o jornal diário China Business News, o canal a cabo Dragon TV e o jornal do Partido Comunista, People´s Daily, que tem a maior circulação do país. Antes de partir, todos assistiram uma apresentação da Usina Virtual, ferramenta interativa criada pela UNICA para detalhar todas as fases do funcionamento de uma usina de processamento de cana-de-açúcar.

Altieri lembra que no final de 2009, a China anunciou uma redução em sua tarifa de importação de etanol, que caiu de 30 para 5%. “Algumas regiões da China já implantaram a mistura de etanol na gasolina. O número de visitas ao Brasil que vem ocorrendo, assim como a busca constante por informações pelos veículos chineses, sinalizam que o interesse do país pelo etanol como opção energética está crescendo, e o Brasil surge como opção, já que as condições de produção doméstica na China são limitadas,” concluiu.