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Jornalistas estrangeiros visitam GM para conhecer tecnologia flex

27 de novembro de 2009

A experiência e a tecnologia dos carros flex brasileiros foram motivo de uma visita de um grupo de jornalistas estrangeiros à General Motors do Brasil (GM), em São Caetano do Sul, na última terça-feira (24/11). O grupo esteve no País de 23 a 25 de novembro a convite da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), como parte de um programa de imersão no setor sucroenergético brasileiro.

Os jornalistas foram recebidos por Nelson Silveira, gerente de comunicação corporativa da GM do Brasil, e Henrique Pereira, engenheiro de produto, que fizeram uma apresentação sobre o processo que levou ao desenvolvimento e criação do carro flex, que representa mais de 90% das vendas de veículos leves.

Durante a visita, os representantes da montadora explicaram detalhes referentes à estratégia da empresa. Informaram que quando foi criada a tecnologia bicombustível, a GM decidiu fabricar somente carros flex e não mais à gasolina, e não aumentar o preço dos veículos por conta disto.

Uma apresentação dos executivos da GM fez parte do roteiro da visita Foto: Atíde Alba “Mostramos aos jornalistas que desde o início a GM do Brasil entrou na questão dos veículos flex com um compromisso claro a favor desta tecnologia”, afirmou Henrique Pereira. Segundo ele, hoje todos os carros fabricados pela GM Brasil são flex. Os únicos veículos que não possuem tecnologia bicombustível vendidos no Brasil são importados, como o Omega e a Captiva.

Tecnologia disponível

Segundo o diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, que participou da visita, os jornalistas fizeram várias perguntas sobre a implantação e o funcionamento do carro flex, e concluíram que esta tecnologia poderia estar disponível em diversos países.

“Foi interessante observar a explicação da GM, que representa décadas de desenvolvimento até se chegar ao carro flex como é hoje, e a atenção dos jornalistas, principalmente os europeus, ao perceberem que o que eles estavam vendo está pronto e  poderia estar disponível no mercado de seus respectivos países”, disse o diretor.

Ao final da visita, um Agile e um Vectra Hatch flex foram colocados na porta da sede da montadora, primeira fábrica deles no Brasil, com os capôs abertos permitindo que os jornalistas pudessem conferir de perto os motores flex.

Usina da Pedra

Um dia antes de conhecerem as instalações da GM no Brasil, o grupo visitou  a usina da Pedra, associada na UNICA na cidade de Serrana (SP), para conhecer o processos agrícolas e industriais da produção de cana e seus principais produtos derivados, como açúcar e etanol.

O processo de co-geração, queima de bagaço da cana para geração de energia elétrica, e a fabricação de bioplásticos a partir de uma fonte renovável também foram apresentados aos jornalistas.

A visita do grupo faz parte do projeto Apex-Brasil/UNICA iniciado em janeiro de 2008, uma parceria da UNICA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.