fbpx

Klever Kolberg apresenta carro que estreará etanol no Rally Dakar

16 de dezembro de 2009

O piloto Klever Kolberg e seu navegador, Giovanni Godoi, apresentaram nesta terça-feira (15/12), em São Paulo, o carro da equipe Valtra Dakar Eco Team, que competirá na edição 2010 do maior rally do mundo, o Rally Dakar. O veículo, uma perua Mitsubishi Pajero Sport Flex, fabricada no Brasil com motor V-6 flex-fuel, será o primeiro a competir no tradicional rally utilizando exclusivamente etanol como combustível. O projeto tem o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Durante coletiva de imprensa na churrascaria Vento Haragano, Kolberg citou a importância da parceria com a UNICA desde o início do projeto, o que agregou grande credibilidade à iniciativa de levar o etanol ao Rally Dakar pela primeira vez na história da competição. “Muitas empresas e pilotos falam em ações voltadas ao meio ambiente mas isso raramente ocorre. Esta iniciativa é importante exatamente por colocar em prática uma idéia que raramente sai do papel,” afirmou Kolberg, primeiro piloto brasileiro a participar do Dakar e a vencer a competicição, participando com motocicleta.

A equipe liderada por Kolberg utilizará etanol produzido no Brasil pela Cosan, detentora no Brasil da marca de lubrificantes Mobil e da marca de combustíveis Esso. A Cosan, a Mobil e a UNICA estão entre os patrocinadores da equipe, que incluem Valtra, Basf, Pirelli, Mitsubishi e Magnetti Marelli.

Para o navegador Godoi, o uso do etanol em competições como o Rally Dakar apresenta pontos positivos e negativos como todo combustível: “A performance do etanol é melhor, o que acaba atenuando o fato de que devemos abastecer mais vezes. Mas a vantagem da sustentabilidade associada ao etanol brasileiro supera qualquer evental desvantaem que possa surgir.”

Sobre a competição

Antes conhecido como Paris-Dakar, o Rally Dakar é realizado naAmérica do Sul desde o ano passado. Com etanol brasileiro, Rally Dakar entrará na fase dos combustíveis limpos (Foto: João Pires/Reunion Press) A largada da edição 2010 será no primeiro dia do ano em Buenos Aires. Os competidores seguirão até Iquique, no norte do Chile, retornando a Buenos Aires por outra rota que inclui passagem pela capital chilena, Santiago, cobrindo um total de 9.000 quilômetros.

A partir desta quarta-feira (16/12) será possível acompanhar o blog de Klever Kolberg, que trará informações em tempo real sobre a competição. O blog pode ser acessado através do site da UNICA.